Mês: outubro 2011

Libero Badaró e as heranças malditas

Nos dias atuais, em que estranhamos investidas para calar a imprensa, decisões judiciais em favor de todos tipos de pilantras e malandros, tentativas de ações ditatoriais para fazer da mentira a verdade absoluta, há que se relembrar daqueles de cairam defendendo os valores mais puros e verdadeiros da liberdade e democracia…..

Num episódio que contribuiu para a renúncia de Dom Pedro I, o jornalista Libero Badaró ardoroso defensor dos ideais liberais, foi assassinado por três capangas do ouvidor Candido Ladislau Japiaçu

Na antiga rua Nova São José (atual rua Libero Badaró), onde ocorreu o assassinato do jornalista e ativista liberal, estudantes de direito do Largo São Francisco marcharam numa passeata silenciosa em protesto contra o autoritário regime monárquico

Morre um liberal, mas não morre a liberdade”. Fo­ram essas as últimas pala­vras do jornalista italiano João Batista Libero Badaró, que morreu baleado na rua de sua casa, antiga Nova São José, atual Libero Badaró, no centro de São Paulo. Pro­prietário do jornal Obser­vador Constitucional, que defendia idéias liberais e se opunha ferrenhamente ao reinado de Dom Pedro I, ele, que tinha apenas 32 anos, foi assassinado por três ale­mães a pedido do ouvidor Cândido Ladislau Japiaçu, em 20 de novembro de 1830.

Em 1829 quando fundou o jornal periódico “Observador Constitucional” denunciava os desmandos e excessos cometidos pelos governantes. Já no primeiro dia de circulação, escreveu: “Não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo”.

Principal autoridade judi­ciária da Comarca de São Paulo, o ouvidor Japiaçu era notório inimigo político de Badaró. Ele concluiu que tinha de eliminar o jornalista quando em 3 de outubro daquele ano, chegaram ao Brasil as notí­cias da Revolução de 28 a 30 de julho, na França. Três jor­nadas liberais forçaram a renúncia do rei absolutista Carlos X. Na Capital do Es­tado, as comemorações pela queda do monarca foram comandadas por Badaró.

Exaltados, os federalistas e liberais celebraram, ilumi­nando suas casas e em mani­festações de rua. Os estudan­tes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, aberta em 1827, saíram pela cidade em silenciosa passeata, pro­vocando a ira de Japiaçu. Ele alegou crime contra a ordem pública e reprimiu os protes­tos processando alguns estu­dantes e prendendo outros.

O Observador Constitu­cional, jornal de Badaró, não deixou o ato do Ouvidor passar em branco. Publicou um artigo atacando de fren­te Japiaçu, afirmando que o ouvidor estava praticando atos inconstitucionais e re­pressivos. Foi apoiado pela opinião pública e até por parlamentares.

Frio e vingativo, Japiaçu esperou que as manifestações pela queda de Carlos X esfri­assem e armou o assassinato do jornalista. Para isso, contratou três capangas: Henrique Stock, João Nicolau Dieterich e José Paschoal, que moravam na colônia alemã em Santo Amaro, fundada em 1828.

Na noite de 20 de novem­bro de 1930, Dieterich aproxi­mou-se de Badaró quando este voltava da casa de um amigo onde jogara uma partida de voltarete, jogo de cartas popu­lar da época. Disse que queria publicar uma correspondência contra o ouvidor no Observa­dor Constitucional. Badaró res­pondeu que já era tarde e pe­diu ao rapaz que voltasse no dia seguinte, para o material ser examinado. Paschoal ficou ob­servando o movimento, en­quanto Stock, de revólver em punho, aproximou-se do jorna­lista e deu o recado: “A corres­pondência do Doutor Japiaçu é esta…”. Disparou em seguida.

O assassinato de Badaró provocou revolta na cidade. Inconformada, a população clamou pela prisão dos assas­sinos. Em 22 de novembro, a Polícia conseguiu prender Pas­choal. Depois de algumas dicas do próprio, colocou as mãos em Stock e Dieterich. Os três confessaram que praticaram o assassinato a mando do ouvi­dor Japiaçu, que também come­çou a ser procurado.

O corpo de Libero Badaró, o mártir dos liberais brasileiros, recebeu seu jazigo no interior da Igreja do Carmo, no centro de São Paulo

Com medo da revolta po­pular, o ouvidor se escondeu na casa do comandante Oli­va, responsável pelo arsenal do Império em São Paulo. O povo descobriu e cercou a casa, munido de facas, baca­martes e paus, exigindo Justiça. As autoridades elabo­raram, então, um plano para mandar Japiaçu ao Rio de Ja­neiro, para ser julgado.

O Conselho do Governo da Pro­víncia, do qual fazia parte o padre Diogo Antônio Feijó, que mais tarde foi regente do Império, inventou para a po­pulação que os alemães de Santo Amaro estavam em frente à prisão tentando liber­tar os assassinos. O povo cor­reu à penitenciária, enquanto o padre Feijó tratou de enviar o ouvidor ao Rio.

Em 18 de junho de 1831, Japiaçu foi julgado pelos seus pares do Tribunal da Relação e acabou absolvido. Em São Paulo, a Junta de Justiça con­denou Stock à prisão perpétua e absolveu Dieterich. Paschoal foi preso como cúmplice, mas colocado em liberdade no mesmo ano da morte de Badaró. Levado para o Rio de Ja­neiro, Stock foi julgado nova­mente e absolvido pelo mes­mo Tribunal da Relação, que colocou Japiaçu em liberdade.

A farsa armada nos tribu­nais custou caro ao Império. O crime e a impunidade de Japiaçu e seus três capangas transformaram Libero Badaró no grande mártir dos libe­rais brasileiros e fomentaram a oposição ao governo impe­rial. Poucos meses depois da morte do jornalista, em 7 de abril de 1831, o impopular Dom Pedro I renunciava indo com a família para Portugal, deixando o reino em favor de seu filho, Dom Pe­dro II, de apenas 5 anos, seguindo a regra da monarquia, mas não deixando de ser um ato de nepotismo sem precedentes .

Rua Líbero Badaró em 1900

This blog prescription drugs without is dedicated to providing up to date research.. Although these effects have generic singulair no prescription not been reported for tinidazole the..

Rua Líbero Badaro em 1946

 

Rua Libero Badaró em 2008

 

Rua Libero Badaró em 3 momentos: Em 1900 o sangue do liberal parecia ainda presente na rua, em 1946 já há uma lembrança modesta do epsódio e nos dias atuais a modernidade da cidade a faz uma rua comum, sem que se lembre da ´trágica cilada e assassinato da liberdade!.

A contribuição de Líbero Badaró para a defesa da liberdade de expressão vai além da tragédia pessoal. É seu um dos primeiros escritos publicados no Brasil em defesa da liberdade de imprensa, refutando sempre a tese de que os abusos praticados pela imprensa justificariam o cerceamento da liberdade. Veja em Liberal de berço.

D.Pedro I, poderia ter sido mais uma vez um grande oportunista em causa do país, antecipando a proclamação de um regime Liberal, tal como foi visionário ao se recusar a voltar a Portugal e proclamar a independência anos antes, e fazer mais uma vez história, ao invés de calar as idéias “modernas”, que já assolavam o mundo naquele final de século 19.

A república viria em poucos anos, e abraçaria por alguns instantes ideais liberais e democráticos de Líbero Badaró e muitos outros, que já aconteciam no mundo, mas não tardaria para se corromper, com ditaduras, obstrução da imprensa, assassinatos não punidos, farsas judiciais, e ciladas ideologicas e de regimes, que estão vivos e intensamente presentes até nos momentos atuais, apesar de muitos já terem tombados pela causa “libertas”. A herança é maldita !


Links relacionados:

D.Pedro I: Sucessão de Trombadas

Giovanni Battista Libero Badarò


Atualização e adaptação do texto de Bartira Betini (Revista Já-19/01/1997)

Updated: 25/11/2011 — 11:18 am