Virou uma mania, as escadas piano, se tornaram uma atração em vários ambientes, de estações de trens, passando por aeroportos e sendo uma atração em shopping centers pelo mundo afora.

Iniciado numa estação de metrô em Estocolmo, o evento foi realizado em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, cuja diversão básica situava-se na simples ação de descer ou subir escadas do metrô, como se faz habitualmente todos os dias, e ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os passos das pessoas que no mesmo momento que utilizam a escada.
As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, FunTheory, uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo, em detrimento do uso das escadas rolantes.

Para isso, transformaram os degraus de uma escada de estação de metrô em um conjunto de teclas de um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. Veja no vídeo como ficou:

A ideia proliferou, e recentemente o SESC-SP implementou na Estação Osasco da CPTM concorrida estação de trens da Grande São Paulo, o mesmo projeto, e que vem dando o mesmo resultado das outras tentativas em outras cidades, que é estimular as pessoas a fazerem exercícios utilizando uma escada tradicional ao invés da escada rolante. Como efeito colateral se tornou também ponto de diversão. Veja:



No México a onda atingiu uma escada do aeroporto de Monterey:

escadas-mexico


Em um shopping center de Istambul:


No Metrô de Milão:


Em um shopping center de Auckland:


Todas estas experiências são temporárias, e das mais diversas motivações, sendo o principal o exercício físico, e no caso da estação da CPTM a diversão acaba no próximo dia 24 de Fevereiro.

Mas se quiser fazer em casa ou no seu condomínio, utilize as idéias do Doug e do WaterlooLabs, e por apenas 25 dólares pode ter esta diversão por mais tempo ……


escadapiano

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus