INFERNO DAS TORRES

(OU INFERNO DE DANTE)

Vai-se o tempo, que ao olhar no horizonte urbano de São Paulo, a única torre de TV/Comunicações, que se observava era a do Pico do Jaraguá na Zona oeste.

Muitas décadas se passaram, e o crescimento e centralização em São Paulo das principais empresas do setor, associada a uma legislação capenga e uma fiscalização pior ainda, junto com a ação mais midiática e menos eficiente de organizações de patrimônio e meio ambiente, a região da Av. Paulista, composto pela própria avenida e vizinhanças como o bairro do Sumaré, Perdizes, Cerqueira Cesar e Bela Vista, tornaram a região um cenário de horror, com todas as implicações visuais  e técnicas que se pode imaginar.

Hoje são considerados verdadeiros ícones da cidade. Odiadas por muitos e adoradas por outros, elas definem o cenário paulistano. São mais de 32 antenas e torres espalhadas pela cidade, de diversos tamanhos e funcionalidades concentrando-se na regiões da avenida Paulista, e chegando também a outras regiões como a do Brooklin e Marginal do Rio Pinheiros.

A mais alta delas é a torre da Bandeirantes, com 212 metros de altura, sendo também a maior da cidade, que somada a altitude da Avenida Paulista de 870 m, perfaz o 2º ponto mais alto da cidade de SP, com 1.082 m em relação ao nível do mar.

Já o ponto mais alto da cidade é o Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude, onde há também Torres instaladas.

O 3º ponto mais alto da cidade em Cerqueira Cezar, muito próximo a Avenida Paulista, é composto também, pela nova torre de TV digital da Globo Corporate, de 115 metros, associada a um  edificio de 70 metros que na altitude do local, perfazem 1.053 metros acima do nível do mar.

Este cenário fazem do horizonte de São Paulo, uma paisagem única no mundo, pois por ser uma das poucas megalópoles do mundo a situar-se muito acima do nível do mar, favorece a instalação de todo tipo de antenas de transmissão.

A seguir alguns destes monstros de aço que compôem a paisagem urbana:

Antena da Gazeta/Globo, localizada sobre o edifício da Fundação Cásper Líbero é um dos ícone de São Paulo. Seu desenho lembra a Torre Eiffel de Paris, e possui uma das mais belas iluminações dentre as torres da região da  Av. Paulista e entornos.

A Torre de transmissão da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão é a maior da América Latina, com 212 metros de altura. Projetada com modernas técnicas de engenharia civil e eletrônica, foi construída em 1996, com ferro e aço, e abriga os transmissores e equipamentos dos canais 13 (VHF), 21 (UHF), 50 (UHF codificado) e Band FM. A torre também oferece espaço para equipamentos de telefonia celular, antenas parabólicas entre outros.

Torres da Bandeirantes e da Igreja Renascer vistas da estação do metrô no Bairro de Sumaré

Antenas para todo tipo de finalidade em prédios da Avenida Paulista

Antenas na vizinhança do Edifício Sede da FIESP/CIESP

Neste perfil, aparecem 7 antenas

 Torre da Globo digital no canto direito e mais uma antena no  edifício ao centro da foto.

Torre de transmissão da Rede Cultura de Televisão, localizada na avenida Doutor Arnaldo, no bairro das  Perdizes, é uma das mais belas torres da capital paulista. Projetada pelo arquiteto Jorge Caron, a torre, que tem 155 metros de altura, abriga os transmissores da Rede Cultura de Televisão e Rádio Cultura FM. Na sua construção foram empregados cerca de 480 toneladas de aço.

Antenas vistas da estação Vila Madalena do metrô. Em destaque a torre da Cultura em primeiro plano e adiante, as torres da Renascer e da Bandeirantes e mais algumas da região da Avenida Paulista.

Torres da Rede Bandeirantes, à esquerda, e da Igreja Renascer, à direita.

Em outro angulo, Torre da Cultura, à direita, Torre da Rede Bandeirantes, à esquerda após a igreja, e a ponta da torre da Igreja Renascer e outras.

A Antena da Rede Record, na avenida Paulista está sobre o edifício Grande Avenida. Possui uma iluminação extraordinária durante a noite, que a faz disputar em iluminação diretamente com a torre da Cultura e a antena da Gazeta/Globo. Por muito pouco esta torre não foi afetada por um incêndio no edifício Grande Avenida, seu hospedeiro, que ocorreu em 1981, que vitimou 17 pessoas.

Torre da Rede Record à noite

A Torre da Igreja Renascer teve sua construção em 2005 com uma arquitetura moderna feitas de tubos metálicos negros, possui um painel eletrônico para exibição de mensagens e em seu topo uma esfera metálica, que lhe dá aparência diferente, no universo de Antenas e Torres instaladas em São Paulo.

 Torre da Vivo no bairro do Brooklin com Shopping Market Place à esquerda e o Morumbi Shopping à direita.

A direita, a Torre da MTV, ao lado da Torre do SBT (maior) na rua Alfonso Bovero que foi construída e pertenceu a TV Tupi, sendo comprada pelo Grupo Abril em 1990, após tentativa frustrada de comprar os ativos da falida TV Tupi em 1980. O Grupo Abril consegui finalmente comprar em 1990, ou seja, dez anos depois, restaurando o prédio por completo, tendo suas características originais preservadas, apenas seu nome trocado para Edifício Victor Civita. Na sequência, então, da esquerda pra direita, torres da Rede TV, SBT e MTV.

Esta antena, localizada próxima ao edifício da Fundação Casper Líbero, pertencia à extinta TV Jovem Pan, sintonizada no canal 16 UHF.

Torre  situada sobre o Edifício Embratel, na Rua dos Ingleses na Bela Vista.

A antena da Universidade Paulista está localizada sobre o edifício campus Paraíso, que pertence a instituição, na Rua Vergueiro. A antena se destina basicamente para transmissão de dados garantindo a comunicação via ondas de rádio entre todos os campus da Universidade.

Esta antena está sobre o edifício sede o instituto Itaú Cultural, na avenida Paulista.

Antena da rádio Energia 97 FM, localizada no número 1439 da avenida Paulista, sobre o edifício Mário Wallace S. Cochrane. A rádio realiza suas transmissões do estúdio localizado no 9º andar do edifício.

Outras antenas, próximas ao cruzamento da Av. Paulista com a Rua Augusta

Antena localizada sobre o edíficio do Banco de Tokyo-Mitsubishi, na avenida Paulista com a Rua Pamplona.

Antena localizada na avenida Heitor Penteado, no bairro do Sumarezinho.

Antenas localizadas na avenida Doutor Arnaldo no bairro da Consolação.

Antena localizada na avenida Paulista, próximo ao Hospital Santa Catarina (à direita).

Torre sobre o edifício Saint Honoré, na Av. Paulista, ao lado do Edifício Numa de Oliveira à direita.

Antena localizada na Av.Paulista com Rua Padre João Manoel em edifício vizinho ao Conjunto Nacional.

Antena em Edífício no cruzamento da Av.Paulista com a Av. Brigadeiro Luis Antonio

Mais uma enorme Antena sobre um dos Edifícios da Av. Paulista

Antena sobre o Edifício São Luiz, Av. Paulista com Rua Hadock Lobo

Torre da Globo digital localizada na Alameda Santos, é uma das mais recentes de São Paulo. Sua construção foi finalizada em 2006. Com 115 metros de altura, ela é o terceiro ponto mais elevado de São Paulo a partir do nível do mar, perdendo apenas para o Pico do Jaraguá e a Torre da Rede Bandeirantes. Ela abriga os transmissores do canal 19 analógico da TVA, além de transmissão digital de todos os canais da Globo.

Antena da Globo localizada sobre sua sede Corporativa no Bairro do Broklin, possui 80 metros de altura. Sua finalização data de 2007.

O Pico do Jaraguá está localizado dentro do Parque Estadual do Jaraguá, em Pirituba, zona Oeste de São Paulo. As Torres que estão construídas no Pico do Jaraguá tiveram sua construção iniciada em 1940, e eram da Bandeirantes. Posteriormente também a Globo construiu lá uma  de suas Torres.

 

Copyright e Agradecimentos:

ABEPEC ,ABI - Associação Brasileira de Imprensa, ARCOweb, Emporis, Globo.com, Governo do Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Rede Bandeirantes de Televisão, Sampa Online, SkyscraperPage, Skyscrapercity Forum, Unip, Wikipédia, Sistema Brasileiro de Tel., TV Jovem Pan

Voltar para Histórias de São Paulo

Voltar para Netleland