A PRAÇA DAS ARTES

A concepção geral deste projeto baseia-se em estudo elaborado inicialmente pela SMC que se confirma no desenvolvimento desta etapa.

A partir do centro do terreno o novo edifício se desenvolve em três direções - Vale do
Anhangabaú (rua Formosa), avenida São João e rua Conselheiro Crispiniano (elemento introduzido nessa etapa) – como um polvo a estender seus tentáculos e ocupar espaços. Um grande edifício em concreto aparente pigmentado ‘ocre’ será o elemento principal a estabelecer o novo diálogo, não somente com a vizinhança, mas com os próprios remanescentes que permanecerão (reformados) como parte integrante do conjunto, que são o Conservatório Dramático e Musical, seu edifício anexo aos fundos e a fachada do Cine Cairo. Em resumo, nossa intervenção deverá ser cuidadosa, delicada e decidida a um só tempo.

Em uma situação ideal (segundo momento do projeto) alguns edifícios da esquina da rua
Formosa com av. São João deverão também sair de cena, dando lugar a novos blocos elevados que liberarão mais espaço na cota das calçadas para a livre circulação dos transeuntes, reforçando o caráter público e de vida urbana do interior desta importante quadra.

Um rico e complexo programa de uso ocupará todo o conjunto, focado nas atividades musicais
e na dança, além das atividades de caráter público de convivência, que deverão permear todo o conjunto. Um rico e complexo programa de uso ocupará todo o conjunto, focado nas atividades musicais e na dança, além das atividades de caráter público de convivência, que deverão permear todo o conjunto.

As atividades profissionais estão no Módulo Corpos Artísticos – Orquestra Sinfônica Municipal,
Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, Coral Paulistano, Balé da Cidade, Quarteto de Cordas – no bloco a ser construído na área da rua Formosa, incorporando a fachada e o foyer do Cine Cairo.
As atividades educativas estão no Módulo Escolas – Escola de Música, Escola de Bailado,
restaurante, área de convivência, Conservatório que engloba, além da restauração e adequação do edifício histórico, um espaço dedicado a exposições artísticas, eventos e apresentações musicais.

O novo bloco a ser construído no terreno lateral será dedicado a abrigar o acervo artístico e
os arquivos históricos Módulo Estacionamento – terá acesso pela rua Conselheiro Crispiniano e saída na rua Formosa

.

















Planta Térreo


Corte Geral


Elevação Anhangabaú


Elevação São João


Ficha Técnica
Praça das Artes


Equipe: Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Marcos Cartum, Cicero Ferraz Cruz, Carol Silva Moreira, Luciana Dornellas, Fabiana Paiva, Anne Dieterich, Gabriel Rodrigues Grinspum, Pedro Del Guerra, Thomas Kelley, Victor Gurgel, Vinícius Spira

Data de início do projeto: 2006

Programa: conjunto de edifícios que abriga os anexos do Teatro Municipal: Orquestras Sinfônica Municipal
e Experimental de Repertório, Corais Lírico e Paulistano, Balé da Cidade, Escolas de Música e de Dança, Centro de Documentação Artística, Museu do Teatro Municipal, Administração, Salas de Recitais, áreas de convivência e estacionamento.

Área: 28461,63 m²

Local: Rua Conselheiro Crispiniano, Rua Formosa, Avenida São João – São Paulo SP.

Complementares: Acústica e Sônica – Acústica; Ft Oyamada – Estrutura; PHE Engenharia- Instalações;

TrThérmica – Ar Condicionado; Reka – Luminotécnica; SoutoOrçamento


 Fechar a Janela