O 14º Ato: o alvo é o congresso…

Mais um grande ato cívico ocorreu em todo país neste quente domingo de 4 de dezembro. Com uma pauta mais abrangente mas com foco direcionado ao congresso nacional, as ruas do país se encheram de verde-amarelo, seguindo o mesmo roteiro das outras manifestações que já ocorreram nestes últimos anos.

hhkbbo789

Os protestos foram entoados contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Como constante nas últimas manifestações mais uma vez o  juíz Sergio Moro, a operação Lava Jato, a atuação da PF e do Ministério Público foram exaustivamente louvados. Os intervencionistas também marcaram presença e muitos maio em relação as últimas manifestações.

wp_20161204_14_16_12_pro

Renan, alvo principal das manifestações, também ganhou um boneco inflável

Estopim da revolta certamente foram as decisões tomadas pelo Congresso na última semana, que consideram contrárias ao combate à corrupção, principalmente as mudanças no projeto de lei de iniciativa popular das 10 Medidas Contra a Corrupção, PL totalmente retaliado, desconfigurado pelo plenário da Câmara sob a presidência de Maia, e com a ação intempestiva de Renan para colocá-la em regime de votação urgente no Senado.

Mas a manifestações reforçaram apoio da população a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção neste domingo e elas ocorreram nos 26 estados mais o Distrito Federal, nas capitais e cidades do interior do Brasil.

Embora as maiores manifestações ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro, vale destacar que as imagens do verde e amarelos encheram as ruas das cidades brasileiras, defendendo as causas das dez medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal, defesa intensa da operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro, e cobrando atuação mais efetiva do STF. Outras pautas também puderam ser observadas, muito além do “Fora Renan” como mostram as imagens.

Facilmente observado os alvos principais do protesto foram os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por tentarem acelerar a aprovação do projeto que muda a lei do abuso de autoridade, que contrariou juízes e procuradores da Operação Lava Jato, e por tê-lo incluído no projeto das 10 medidas contra a corrupção alterando por completo o projeto original.

Mais um ato cívico que entra para história, e mantem o povo em alerta principalmente pelas redes sociais com a ajuda dos movimentos sociais não atrelados a partidos e ao governo.

 

Vem pra Rua

O blog participou da manifestação da Av. Paulista em SP, e deixa registrado alguns dos momentos, com o fez em edições anteriores.


 

As imagens registram o enredo da manifestação em vários ângulos.

A dinâmica das pessoas comprovando mais uma vez que estão politizadas e antenados com os rumos do país.


 Parabéns Brasil !!

Bibliografia/Fontes:

  • Inserções de vídeos – acervo pessoal, portal G1, José dos Santos
  • Imagens – acervo pessoal, JGAmaral, reprodução Facebook

Relembre os outros atos cívicos:


renan

Updated: 09/12/2016 — 9:24 am

1 Comment

Add a Comment
  1. Amaral, parabéns pela excelente matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *