Marcas do Primeiro Campeonato de Futebol do Brasil: Paulista de 1902, no Centro Novo de São Paulo

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Em todos os continentes, ele leva multidões aos estádios e cativa milhões de torcedores. A Copa do Mundo de Futebol é o maior evento esportivo do planeta. O Brasil é o único país que disputou todas as 19 edições da Copa, e em 2014 irá sediar pela segunda vez a competição.

A Seleção Brasileira é a única que conquistou a Copa por 5 vezes.

A cidade de São Paulo foi a porta de entrada do futebol no Brasil. Foi na Várzea do Carmo, às margens do rio Tamanduateí, que, em 1895, se disputou a primeira partida do esporte no país, entre os times dos funcionários de origem britânica da Companhia de Gás e da São Paulo Railway, sendo este o vitorioso, pelo placar de 4 x 2.

Neste time jogou o paulistano do Brás, Charles Miller, que, no ano anterior, trouxera ao país as duas primeiras bolas da Inglaterra, onde estudara por 10 anos, e onde aprendera a praticar o football.

O entusiasmo de Charles Miller pelo novo esporte, desconhecido por aqui, contagiou seus amigos, e logo alguns times foram se formando, compostos por estrangeiros, seus descendentes e membros das elites paulistanas.

Em 1902, organizou-se o primeiro campeonato de futebol disputado no Brasil, o Campeonato Paulista, que, naquele ano, envolveu 5 equipes, e que, desde então, vem sendo disputado até hoje, ininterruptamente. Atualmente, dele participam quase 100 times, distribuídos por 4 divisões.

Ao longo desses 110 anos, algumas dezenas de clubes paulistanos já participaram do Campeonato Paulista. Alguns desapareceram devido a dificuldades financeiras ou por terem se fundido com outros times.

Outros ainda existem, mas deixaram as disputas por não concordarem com a profissionalização que surgiria nos anos 30 - casos de 4 dos 5 pioneiros (São Paulo Athletic Club, Associação Atlética Mackenzie College, Club Athletico Paulistano e Sport Club Germânia).

Mesmo depois de tanto tempo desde a disputa daquele primeiro campeonato, e de tantas transformações por que passou a cidade de São Paulo, ainda é possível encontrar algumas marcas deixadas pelos clubes pioneiros.

Sérgio Miranda Paz Preserva SP