Archive for janeiro, 2019

São Paulo 465 anos…

2

Tradicionalmente São Paulo comemora em 25 de Janeiro mais uma aniversário, seus 465 anos.

Muitas festas estão programadas, mas a cidade é uma festa o ano todo, não atoa recebeu 16 milhões de turistas em 2018, entre nacionais e estrangeiros (32,5 % do país). Sobreviveu a uma desastrosa administração do petista Fernando Haddad e a uma curta administração de João Doria, e mantem seu vigor com suas virtudes e seus problemas.

São Paulo é uma metrópole global Alpha. Ao mesmo tempo em que é o mais importante centro econômico do Brasil, é a capital da cultura na América Latina, com uma oferta de lazer, conhecimento e entretenimento sem igual. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta e cercada com uma vasta área verde.

Um dos ícones da cidade, conhecido como Banespão, é mais um centro cultural da cidade repaginado e com nova denominação “Farol Santander”

Uma cidade vanguardista e inovadora, que preserva na arquitetura, nas artes e na gastronomia um passado composto pela união de mais de 70 nacionalidades. E, ao mesmo tempo em que preserva tradições, não se deixa ultrapassar. Antenada é a palavra certa para descrevê-la. Para conhecê-la melhor é preciso apenas duas coisas: mente aberta e disposição para mergulhar de cabeça nessa cidade que nunca dorme.

Atrações culturais

O mundo das artes e espetáculo também ferve em São Paulo. Centro cultural da América Latina, São Paulo possui 158 museus, 282 salas de cinema, 150 bibliotecas e cerca de 115 centros e espaços culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 182 teatros e casas de espetáculos. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das superproduções dos musicais da Broadway ao teatro de vanguarda.

São Paulo – City of Arts – Henry van Mehler

Gastronomia diversa

Gastronomia riquíssima e diversificada. Isso é o que se encontra em São Paulo. A cidade reúne alguns dos melhores restaurantes da América Latina e do mundo, entre seus mais de 20 mil restaurantes e 30 mil bares. Há opções nacionais e internacionais, que atendem a todos os bolsos. Além da culinária de 52 países, São Paulo é famosa pelos 400 food trucks e várias “feirinhas gastronômicas”, que hoje tomam as ruas da cidade.

Vida noturna agitada

A vida noturna em São Paulo é um retrato fiel da cidade: frenética, criativa e democrática. Em 2014, o colunista Mark Manson, da CNN, elegeu a capital paulista como um dos dez melhores locais do mundo no que se refere a festas, baladas e demais diversões noturnas. São Paulo foi a única cidade brasileira a ser apontada na lista. Tem espaço para todos, desde sertanejo, R&B (Rhythm and Blues), rock e samba, até música eletrônica, pop e forró. Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Centro e Barra Funda são alguns dos bairros mais frequentados por quem gosta de aproveitar a noite na capital.

São Paulo é diversidade!

São Paulo é o maior destino LGBT do Brasil e um dos mais reconhecidos do mundo. A cidade tem uma das maiores Paradas do Orgulho LGBT do planeta e foi eleita o melhor destino gay do mundo pelo site internacional GayCities.com. Possui uma infinidade de locais que estão de braços abertos à diversidade, entre festas, bares, restaurantes, cafeterias, lojas e outros estabelecimentos gayfriendly.

Cities of Light, Sao Paulo – UNHCR, the UN Refugee Agency

Cidade dos Geeks e Nerds

Além de reunir as mais diversas nacionalidades, culturas e tribos urbanas, São Paulo é também o maior reduto geek e nerd em território nacional. O número de aficionados por este curioso universo cresce a cada dia e há sempre novidades relacionadas ao tema. Para os fãs dessa cultura, a cidade é um paraíso. Aqui é possível encontrar desde ruas de comércio de equipamentos de tecnologia e lojas de produtos pop, até galerias de arte voltadas ao desenho e ilustração, além de dinossauros mecatrônicos, museus interativos, uma variedade de lojas e bares temáticos, bibliotecas especializadas em gibis e mangás, megaeventos de cinema, informática e games, além de alternativos encontros dos grupos de cosplays, jogadores de RPG (Role Playing Game) e de swordplay – combate que mistura artes marciais e luta com espadas.

O maior centro de compras do país

A capital paulista é o principal destino para turismo de compras no país, com opções luxuosas e centros de compras super acessíveis. São mais de 53 shoppings centers e cerca de 60 ruas de comércio temático, que vão de eletrônicos a lustres. Um dos endereços mais charmosos de São Paulo é a rua Oscar Freire. São mais de 200 lojas de renomadas grifes nacionais e internacionais. Se o intuito é garantir boas pechinchas, há a Rua 25 de março, o maior conglomerado comercial popular a céu aberto da América Latina, com mais de três mil lojas. Também na região central, o Bom Retiro e o Brás são bairros fortes em confecções. E no Itaim, na Rua João Cachoeira, e em Moema, na Rua Bem-Te-Vi, estão algumas pontas de estoque excelentes.

São Paulo SP – A Maior Metrópole da América Latina – Walter Souza

Natureza, animais e áreas verdes

Mesmo sendo o maior centro econômico do Brasil, e uma metrópole predominantemente urbana, São Paulo preserva suas áreas de contato com a natureza, onde é possível praticar esportes, passar um tempo ao ar livre e conhecer diversas espécies de animais. Alguns desses lugares são o Zoológico de São Paulo, o Aquário, o Instituto Butantan e os 111 parques espalhados pela cidade, como o Ibirapuera, o da Juventude, da Água Branca e o Parque Estadual da Cantareira, Parque do Carmo, etc..

Polo de Ecoturismo

A quase 50 quilômetros do centro da cidade de São Paulo é possível encontrar um cenário com muita área verde, atrativos turísticos e vivência com a natureza. No local, que fica no extremo sul do município, é possível encontrar cachoeiras, parques, aldeias indígenas, centros ecumênicos, mirantes e até um borboletário.

A área que abrange o território das subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro inclui também uma parte do Parque Estadual da Serra do Mar, patrimônio natural brasileiro, e as duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da cidade, chamadas de Bororé-Colônia e Capivari-Monos que, juntas, ocupam 25% do território municipal. Sob o nome registrado como Polo de Ecoturismo de São Paulo, o objetivo da administração municipal é garantir a preservação da região e ao mesmo tempo promovê-la como centro turístico de modo sustentável.

Capital Pet friendly

Em São Paulo, os pets também se sentem em casa. Hoje, já são diversos pontos na cidade que não só aceitam a companhia dos animaizinhos, como oferecem produtos especiais para eles, como a sorveteria Le Botteghe di Leonardo, que criou o sorvete Peppino, especial para cães. Além disso, em março de 2015, a Prefeitura sancionou uma lei que autoriza a presença de animais domésticos de pequeno porte (em caixas próprias para transporte) dentro dos ônibus municipais. São os bichinhos conquistando seu espaço na cidade! Há também inúmeros hotéis preparados para receber esses tão queridos membros das famílias.

E muito mais…

Há muito mais na cidade que não dorme, não para. Veja em Dados e Fatos, abaixo…

(Atenção: navegação exclusiva dentro de uma janela)


Supersônico Overture está chegando ?

5

Um novo avião supersônico “acessível” deve decolar no final deste ano, depois de garantir milhões de dólares em financiamento.

O avião comercial, apelidado de Overture, acabará transportando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo em Mach 2,2, o que equivale a 2.335 km/h, disseram seus desenvolvedores da Boom Supersonic.

Espera-se que um protótipo em escala real do avião seja lançado no final deste ano, depois que a empresa anunciou que conseguiu um financiamento adicional de US $ 140 milhões, e com a expectativas de vôos com passageiros para iniciar na década de 2020, ou seja daqui a pouco tempo.

Futuros clientes já incluem a Virgin Group e a Japan Airlines, que já encomendaram 30 aviões Overture entre eles, disse o porta voz da Boom Supersonic.

Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic, afirmou: “Na Boom, nossa visão é remover as barreiras do planeta. Hoje, o tempo e o custo das viagens de longa distância nos impedem de nos conectar com pessoas e lugares distantes”.

“As tarifas serão semelhantes às da classe executiva de hoje, ampliando os horizontes para dezenas de milhões de viajantes. Por fim, nossa meta é tornar o voo de alta velocidade acessível a todos. “Este novo financiamento nos permite avançar no trabalho da Overture, o primeiro avião supersônico economicamente viável do mundo”.

Alguns dos detalhes do novo supersônico e como estão os ensaios de tunel de vento na Boom

Além de ser acessível, a empresa disse que o Overture também será o jato supersônico mais ecologicamente correto já feito, com uma liga de carbono semelhante à algumas aeronaves atuais.

Andy Karsner, sócio-gerente da Emerson Collective e líder da Elemental, afiliada de energia e meio ambiente da empresa, afirmou: “Nosso interesse na Boom é impulsionado por sua visão para possibilitar maior conexão humana e uma experiência natural e cultural mais empática através do design ecológico e consciente”.

“A Boom tem a liderança, os valores e o potencial para acelerar muitos avanços como compostos de carbono leve e combustíveis mais verdes, promovendo desta forma a redução dos impactos climáticos da aviação. Estamos entusiasmados em fazer parceria com uma empresa comprometida em revolucionar as viagens com mais responsabilidade ambiental”.

A Boom está atualmente construindo o XB-1, um protótipo tripulado em escala do avião Mach-2.2, que deve voar ainda neste ano. Para acomodar a montagem do XB-1 e o desenvolvimento da Overture, a Boom se mudou recentemente para uma instalação de última geração no estado do Colorado.

Na prática a Boom Supersonic, está construindo o que chama de “a primeira aeronave supersônica economicamente viável do mundo”. O supersônico Overture terá capacidade para 55 passageiros e tem uma aparência semelhante ao Concorde do lado de fora, com um nariz fino e formato de asa delta e a Boom espera que o protótipo valide seus conceitos para aerodinâmica eficiente, materiais compostos avançados e sistema de propulsão mais eficaz.

Segundo CEO Blake Scholl, um voo de Nova York para Londres levaria cerca de 3 horas e 15 minutos, enquanto um de Sydney para Los Angeles demoraria 6 horas e 45 minutos.

Uma das principais e grandes inovações que a Boom espera demonstrar é atingir uma alta velocidade sem injetar combustível adicional no tubo do jato após a turbina, um processo conhecido como pós-combustão. O Concorde, por exemplo, usava pós-combustão durante a decolagem e na aceleração.

Apesar de grande aporte de dinheiro não está claro quanto precisará ser investido para que o Overture possa ser usado comercialmente, já que os custos de desenvolvimento do Concorde por exemplo giraram em torno de US$ 7 bilhões. A própria Boeing e a Airbus, por outro lado, gastam de US$ 2,5 bilhões a US$ 6 bilhões para colocar alguns dos seus  jatos comerciais no mercado.
Enquanto alguns analistas permanecem céticos sobre o modelo econômico de uma aeronave supersônica hoje, o fundador está empenhado em “tornar os voos de alta velocidade acessíveis a todos”. Segundo ele, os avanços tecnológicos permitirão que o Overture seja silencioso nas decolagem e pousos, incorporando combustíveis mais limpos.

Aeronaves que voam mais rápido que a velocidade do som, foram desenvolvidas pela primeira vez em meados do século XX. Mas os regulamentos e os desafios técnicos impediram a inovação e a expansão do conceito, disse a Boom Technology, em sua sede em Denver. A empresa de aviação afirmara no entanto que pretende mudar isso desenvolvendo um jato de passageiros moderno e supersônico que viajará a Mach 2.2(2.335 km / h). O Concorde, um jato de passageiros supersônico aposentado, voou a velocidades de até 2.180 km/h.

O tempo será o testemunho dessas novas realizações e 2019/2020 serão a prova deste inovador projeto…

Links relacionados:


Go to Top