Nossa História


Desde o final dos anos 80 inicio dos anos 90, compartilho conteúdos online.

Na era da pré-internet fui fundador e proprietário de uma BBS (Bulletin Board system) chamada LAN*B*ANSI BBS, sistema de conexão via linha telefônica, na espetacular velocidade 2400 bauds, onde o sistema operacional era o MS-DOS, e o aplicativo de acesso que chamávamos de FrontDoor era o famoso PCBoard da Clark Development Corporation.

Numa estrutura bastante caótica formada por PC´s, Modems, Placas multi-seriais, tínhamos um grupo de usuários que trocavam conteúdos e dicas/tutoriais. Vale lembrar deste momento nostálgico, a reunião mensal que todos os SysOp, faziam numa pizzaria na Av Rebouças, junto com nosso “guru” na época: Aleksandar Mandic.:

lanbansi bbs

Em 1997, criamos nosso primeiro site, no serviço de hospedagem da California, chamado Geocities (muito antes do Yahoo comprá-lo), e permanecemos muito tempo por lá. Usávamos já o Windows (e o OS/2 Warp da IBM) e um aplicativo de desenvolvimento chamado AOLPress. A primeira tela desenvolvida em HTML puro, tinha este aspecto :

geocities06-1998

Numa “evolução” no inicio dos anos 2000, ampliamos o conteúdo e iniciamos a aplicação de animações com o padrão .gif e Flash. Nosso endereço no Geocities era realmente longo e confuso: http://www.geocities.com/Eureka/6342/index.html :

netleland 2004

No final da década de 2000, já com o nome e domínio netleland, fizemos um site com função comercial, que foi usado durante algum tempo. Nesta fase o Yahoo já tinha comprado o Geocites, e nosso endereço foi durante algum tempo: http://geocities.yahoo.com/laamaral :

netleland pre blog

Findo este ciclo de sites, adotamos o Blog como ferramenta de desenvolvimento, e passamos a usar o aplicativo CMS WordPress, agregado a um banco de daods MySql e claro com a linguagem nativa PHP. Por algum tempo usamos o serviço gratuito e online do WordPress, e depois adotamos em definitivo a versão host da plataforma, com o domínio netleland.net e netleland.com, e usando os serviços do UOL Host até Setembro de 2016 quando mudamos para Locaweb que é como está até hoje, com um conteúdo mais jornalístico, dentro de 7 categorias: São Paulo, Campos do Jordão, Tecnologia,  Geral (ou não categorizada), Política, Cultura e Lazer e Astronomia e afins. São portanto mais de três décadas online, da pré-história da conectividade até os dias de hoje, que expressam meus hobbys, sentimentos e engajamento. Aproveitamos também para anexar neste blog, todos os sites desenvolvidos nestes anos, disponibilizados no catálogo “Nossos Sites”, realizados com os recursos técnicos à época que foram elaborados. Mantemos eles como foram criados em seus links originais, já que muitos são referenciados por terceiros em outros blogs, teses, TCC, livros, trabalhos escolares entre outras formas redigidas e publicadas.

Que tenhamos condições de continuar a aprimorar nossa presença para nossos leitores e assinantes.

Veja mais em “Sobre Nós


5 Comments

Add a Comment
  1. Luiz Amaral, estou fazendo um curso USP 60+ sobre Resgate da Memória Autobiográfica e o seu site surgiu numa busca e ma ajudou muito a história da cidade de Americana, a ferrovia e tudo o mais.
    Muito bom o seu trabalho.
    Obrigado, por enquanto.

    1. Legal Laercio,
      Muito bom ter lhe ajudado a respeito. Obrigado pelo comentário e considerações.
      Luiz Amaral

  2. Ola, gostei muito de suas informações,
    Porém, gostaria de quais foram as fontes para escrever sobre a estação Tremembé?
    Obrigada.

  3. Jose Rubens P. Renó

    Que história bacana Amaral. Parabéns.

  4. Fabiana Oliveira de Souza

    Parabéns tio, muito interessante seu blog .
    Abraços,
    Fabi .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *