Mês: dezembro 2021

Redes alternativas…

Cansado da tutelagem, das limitações de compartilhamento e mensagens, da censura obscura, de termos de comunidades sem transparência, de privacidade duvidosa, apagões,  entre outras práticas das redes big techs ?

Saiba que existe um vasto mundo de redes sociais alternativas onde estas limitações e controles não atingem sua liberdade de se comunicar com tantas restrições, como fazem as mais tradicionais redes. Algumas dessas alternativas são tão ou melhores oferecendo um serviço onde a expressão e criatividade possam ser exploradas numa amplitude maior sem cerceamento, cancelamentos e exclusão de conteúdo.

Alternativas para WhatsApp:

Telegram

O Telegram é um aplicativo de código-fonte livre e portanto aberto para todos. Ele não tem limites para tamanho de suas mídias e chats. Suporta grupos ou comunidades de até 200.000 membros, entrega mensagens muito mais rápido, permite personalização, tem proteção contra ataques de hackers além de ter forte criptografia podendo autodestruir. Nos últimos dois anos ganhou milhões de usuários que migraram das tradicionais redes, sobretudo do próprio WhatsApp. Possui Apps para Mobile Android/Iphone, para Desktop (Windows, Linux e Mac) e para Web.

 Signal 

Tem criptografia de ponta-a-ponta de última geração (estabelecida pelo Protocolo Signal de código aberto) que mantém conversas seguras. Permite compartilhamento de  textos, mensagens de voz, fotos, vídeos, GIFs e arquivos gratuitamente. Faz chamadas de voz e vídeo, de qualidade cristalina. As conversas em grupo facilitam ficar conectado com sua família, amigos e colegas de trabalho em qualquer lugar e distancia. Ainda, não tem anúncios, nem marqueteiros afiliados, nem rastreamentos. Signal é uma organização independente sem fins lucrativos, sem vínculos a nenhuma grande empresa de tecnologia e também nunca poderá ser adquirido por uma, conforme sua apresentação institucional. Também opera em plataformas Android, Iphone & iPad, Windows, Mac e Linux.

Threema

Threema é o mensageiro instantâneo projetado para gerar o menor dado do usuário possível. Toda a comunicação é criptografada de ponta a ponta, e o aplicativo é de código aberto.

Cada usuário gera um ID Threema aleatório ao configurar o aplicativo. Vincular um número de telefone ou endereço de e-mail é opcional. Serviços financiados por publicidade coletam dados do usuário para direcionar seus anúncios. A Threema não é financiada por publicidade e não coleta dados do usuário. A Threema é uma verdadeira empresa suíça que hospeda seus próprios servidores na Suíça. Do desenvolvimento de software ao suporte ao cliente, tudo é feito internamente. O serviço é totalmente compatível com o GDPR.

Segurança e privacidade estão profundamente arraigadas no DNA de Threema. Desde 2012, estamos fortemente comprometidos em garantir que nossos usuários possam se comunicar sem ter que se preocupar com privacidade e segurança. No momento seguinte, continuaremos a basear tanto o desenvolvimento de software quanto nossas decisões de negócios na segurança e proteção de dados de nossos usuários.


Alternativas para o Twitter:

Parler:

Por ser forte concorrente das redes e totalmente aberta a liberdade de expressão foi banida do google play e Apple Store, seu app só pode ser baixado no própio site do fabricante (https://parler.com/). Com sede em Henderson, Nevada, Parler é a solução para problemas que surgiram nos últimos anos devido a mudanças na política da Big Tech influenciadas por vários grupos de interesse especial. A Parler é construída sobre uma base de respeito à privacidade e aos dados pessoais, à liberdade de expressão, aos mercados livres e à política corporativa ética e transparente. A equipe de Parler vem de muitas origens e estilos de vida. Representamos a comunidade daqueles que querem ser tratados como indivíduos valiosos, e não como propriedade corporativa. Somos inovadores e aprendizes ao longo da vida, explorando novas ideias, tomando posições de princípios e organizando nossas vidas em torno de nossa missão compartilhada de tornar as mídias sociais um lugar mais “social”.

Gab Social

E´uma rede social que defende a liberdade de expressão, a liberdade individual e o livre fluxo de informações online. Todos são bem-vindos.

Gab é uma rede social e servidor para microblogging estadunidense cuja sede é na cidade da Filadélfia, estado da Pensilvânia. Foi criado como uma alternativa ao Twitter e desde então tem angariado novos usuários sob o mote da defesa da liberdade de expressão. A rede social permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos em textos de até 300 caracteres. O site também oferece funcionalidades multimídia.

Gab também foi banido da Google Play Store e Apple App Store por se recusar a censurar o discurso para o Google e a Apple, mas você ainda pode instalar o aplicativo baixando e seguindo as orientações dadas no site do aplicativo (Aplicativos | Obtenha aplicativos para uso com Gab.com)

Minds:

Com o slogam “Assuma o controle de suas redes sociais, liberte sua mente e seja pago para criar conteúdo, dirigir tráfego e encaminhar amigos”. Um lugar para conversar e unir as pessoas. É uma plataforma gratuita e de código aberto para lançar sua marca digital, rede social e aplicativo móvel. Nós também somos uma rede social. É uma rede social global de redes sociais. Disponível em opções descentralizadas ou centralizadas. Ou seja, seu código fonte está disponível publicamente para comentários e contribuições. Realmente uma liberdade de expressão. Censura zero. Um dos co-fundadores Bill Ottman é um ativista da informação. Tenhas Blogs, Canais, Grupos, Vídeos e ainda opções de monetização. Veja no site do aplicativo todas as características que fazem desta rede social uma alternativa vantajosa de várias outras.(The Leading Alternative Social Network | Minds)

Gettr

Criada algum tempo depois que o presidente Trump foi banido das redes big-techs, esta nova plataforma de rede social foi criada e fundamentada nos princípios da liberdade de expressão, pensamento independente e na rejeição de censuras políticas e da “cultura de cancelamento”. Junto com o Telegram e alternativas do youtube são as que mais recebem usuários de outras redes no mundo todo.


Alternativas Facebook:

Vero

Vero é uma rede social para Android e iPhone (iOS), que nasceu como alternativa ao Facebook, Instagram, Twitter e outras já existentes. A ideia da Vero é ser uma rede que mostra os posts em ordem cronológica, sem impor um algoritmo aos usuários, e sem mostrar publicidade. É possível adicionar amigos ou procurar desconhecidos, publicar fotos, vídeos e links. A Vero deixa escolher de forma simples quem você quer que veja os posts. Com visual limpo, a Vero deixa claras as configurações de privacidade de cada publicação do usuário, o que é um ponto positivo,. O app faz isso de forma adequada e com muitas instruções na tela, ou seja, é bem intuitivo. Sem muito trabalho o usuário pode publicar links, fotos da câmera, ou de arquivo, música, filme, seguir filmes ou programas de TV, local ou falar sobre livros.

Minds, Gab e Signal, já mencionadas anteriormente também se prestam como alternativas ao Facebook, para quem não suporta mais as limitações e políticas de cancelamento e censura praticadas pelo FB.

MeWe

O MeWe é caracterizado por apresentar atualmente uma das melhores interfaces de sites online dessas características e foi criado principalmente para atender às necessidades dos usuários, proporcionando assim excelentes funções em seu portal. Pode-se dizer que o MeWe abrange quase todos os aspectos do Facebook e um de seus principais objetivos é cuidar da privacidade de cada um dos usuários. Essa é a principal razão pela qual os usuários querem parar de usar a famosa rede social FB.

Iniciada em Albuquerque, Novo México, como uma visão de bons amigos que eram fundadores de mídias sociais. Com toda a raiva do Facebook, eles sentiram que algo realmente humano estava se perdendo: o espírito de nossa democracia e a espinha dorsal da nossa privacidade.

“As grandes empresas de tecnologia, você sabe quem elas são, voltaram a nos tratar como mercadorias. Eles de alguma forma confundiram as pessoas que se inscrevem para usar seus serviços com um convite para direcionar, rastrear, espionar e vender nossas informações para anunciantes e o governo. Tudo isso parecia assustador”.

O fundador da MeWe, Mark Weinstein, sonhava com a próxima geração em comunicações on-line, visualizando um aplicativo social e de bate-papo que proporcionasse às pessoas a mais empolgante e útil tecnologia de compartilhamento com privacidade incorporada ao design – onde os membros se sentiriam seguros e respeitados.

Mark se mudou para Mountain View, Califórnia, o quintal dos grandes estabelecidos da tecnologia, e construiu uma equipe mundial de pessoas visionárias – gente divertida e boa, determinada a revolucionar as mídias sociais e construir uma nova plataforma para enfrentar o Facebook e restaurar decência, privacidade e respeito por seus usuários.

Mastodon Social

Sua chamada principal é: “Siga amigos e descubra novos amigos entre mais de 4,4 milhões de pessoas. Publique o que quiser: links, fotos, textos, vídeos. Tudo em uma plataforma de propriedade da comunidade e sem anúncios”.

Mastodon não é uma rede como Twitter ou Facebook, é uma rede de milhares de comunidades operadas por diferentes organizações e indivíduos que fornecem uma experiência de mídia social perfeita.

Mastodon vem com ferramentas anti-abuso eficazes para ajudar a se proteger. Graças à natureza ampla e independente da rede, existem mais moderadores a quem você pode recorrer para obter ajuda pessoal e comunidades com códigos de conduta rígidos .

Sem massificação para vender coisas a você, Mastodon permite que você consuma conteúdo que você gosta ininterruptamente. Seu feed é cronológico, sem anúncios e não algorítmico – você decide quem deseja ver! Um recurso extraordinário desta rede é que vc. como organização pode ter seu próprio servidor contratando os serviços necessários. Veja no próprio site como fazer.

BomPerfil

Uma das redes brasileiras que tem sido também refúgio de usuários amantes da liberdade de expressão, tem recebido milhares de usuários repetidamente. Interface fácil de usar, sendo uma  rede social que defende a liberdade de expressão e a liberdade individual, mas não tolera posts abusivos e pornografias. Bom para fazer novas amizades, criar grupos. Tem uma interface parecida com o FB. Possui App tanto para Android e iOS e por navevegação web.

Patria Book

Outra excelente alternativa nacional ao FB e outras redes. Liberdade de Expressão, políticas coerentes, interface muitos fácil e similar ao tradicional FC, permite grupos, criação de páginas , fazer amigos, albuns, etc. Também tem recebido muitos usuários que sofrem com as mazelas das tradicionais big-techs. Um grande numero de usuários que estão nas tradicionais redes, também se apresentam nas redes alternativas, como esta.


Alternativas Youtube:

Dailymotion

Dailymotion é uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeos para carregar e compartilhar seus vídeos com um público já existente. Você pode usá-lo para criar um canal de vídeo, reunir um seguidor, e ganhar dinheiro com a receita de anúncios compartilhados. Uploads de vídeo ilimitados gratuitos, suporte para upload de vídeos HD de até 2 GB e 60 minutos de duração, suporte para uploads e reprodução de vídeos 4K, tem um elegante reprodutor de vídeo embutido e seus criadores podem ganhar dinheiro em anúncios. Possui milhões de usuários mundo afora.

Como criador ou negociador  de conteúdos, um numeroso público é essencial para  escolher uma alternativa YouTube, e claro políticas menos censuráveis e de cancelamentos arbitrários.

Vimeo:

Vimeo é uma plataforma de vídeo que oferece ferramentas para hospedagem, colaboração, compartilhamento, compressão, geração de leads, e muito mais. Possui  uma base ativa de usuários focada em nichos específicos, tornando-a uma plataforma elegível na construção de audiência para  criadores ou empresas. Embora no seu plano gratuito tem uma limitação de upload de 500mega por semana, suporta  upload e reprodução de vídeos 4K,  transmissão ao vivo, embeds totalmente personalizáveis e uma base de usuários bem engajado. É uma boa alternativa para quem produz vídeos para uso em sites ou para linkar a outras plataformas.

DTube

O DTube é uma alternativa do YouTube que usa a tecnologia blockchain para compartilhar vídeos de ponto a ponto. A abordagem descentralizada significa que há um risco reduzido de interrupções do servidor interrompendo o seu vídeo.

A plataforma suporta a liberdade de expressão e se opõe à censura baseada em IA pelo YouTube, e  todos os criadores de vídeo podem ganhar a moeda criptográfica do DTube para vídeos de sucesso. Você também pode compartilhar vídeos hospedados em outro lugar em vez de carregá-los.

Rumble

Rumble, oferece aos criadores de vídeo uma maneira de hospedar, gerenciar, distribuir, criar feeds e monetizar seu conteúdo. Uma das coisas que o Rumble faz de melhor é fornecer públicos que gerem receita para os criadores de vídeo. Com milhões de usuário também, apresenta milhares de  clipes de vídeo exclusivos da comunidade Rumble. Possue também o Rumble Viral que reune os melhores clipes virais; com ênfase particular em momentos fofos, animais de estimação e animais, ou qualquer coisa de natureza viral. Sediada no Canadá se define como uma solução de tecnologia robusta e soluções de mídia para todos os tipos de negócios.

 

COS.TV

COS.TV é uma plataforma de vídeo criada por seus usuários. À medida que utiliza, desfruta e interage com ele, obtém tokens denominados COS. É portanto uma plataforma de criação de conteúdos, rentabilização desde o primeiro momento e de liberdade de expressão.

Ela é uma plataforma de vídeos semelhante ao Youtube e o Vimeo, que gera monetização tanto para quem produz, quanto para quem assiste aos conteúdos. A plataforma conta com investimentos de algumas das maiores empresas do rumo digital de criptomoedas do mundo em forma de parceria. Como medida de segurança, o acesso ao site funciona por uma rede de blocos digitais que busca descentralizar as informações e protege seus dados pessoais e as monetizações. Para muitos a plataforma é melhor que o Youtube e muitos youtubers brasileiros tem canais por lá também.


Sites de busca:

Há notícias que circulam que o Google como uma das big-techs, tem orientado sua estrutura e algoritimos para cercear a apresentação de resultados que envolvam assuntos e temas não aprovados por sua direção e orientação.

Isto falseia o que entendemos como liberdade de expressão, é tutela continua a busca de assuntos sob vários pontos de vista, e claro uma perda nas buscas em maior amplitude. Mas como há alternativas com relação as redes sociais, aqui também há alternativas de inteiro padrão ou até melhor que o tradicional.

DuckDuckGo

DuckDuckGo é um mecanismo de pesquisa na Internet que enfatiza a proteção da privacidade dos usuários e evita a bolha de filtro de resultados de pesquisa personalizados. Ele usa várias APIs de outros sites para mostrar resultados rápidos para consultas e para links tradicionais usa a ajuda de seus parceiros e seu próprio rastreador.

Na verdade, é um mash-up de vários outros sites como Wikipedia, About, Bing e Yahoo, etc e o DuckDuckGo também usa seu próprio web crawler: o DuckDuckBot.

Ele usa o que chama de resultados de pesquisa com clique zero para tentar adivinhar o que você está procurando e dá-lo diretamente em seus resultados de pesquisa.  O que impressiona ainda mais é que todo o sistema é construído com ferramentas de código aberto. Pode se usado como mecanismo de busca padrão em  qualquer navegador, bastando para tal configurar o navegador para tal.

Peekier:

Qualquer mecanismo de busca sem censura que não armazene dados do usuário sempre vale a pena. Peekier está entre os mais novos mecanismos de busca conscientes da privacidade, uma categoria de serviço popularmente popular por empresas como DuckDuckGo mencionado. A pesquisa não filtrada do mecanismo de busca é outra qualidade. A política do Peekier reitera que o site não registra suas informações pessoais ou rastreia suas atividades à medida que você navega. Eles fornecem um design limpo e uma pesquisa rápida e não filtrada na internet, trazida para você na forma de cartões de pré-visualização.

Clique no ícone do hambúrguer no canto superior direito para ajustar suas configurações. Peekier sugere automaticamente palavras-chave de pesquisa; você pode refiná-los ainda mais com mais palavras-chave depois de receber seus resultados.


Outras Indicações:

A sensacional Reddit

“Peguem o Orkut, misture com o Facebook, usem como tempero as antigas BBSs, o famoso ICQ, o Twitter e o Instagram, e vc. tem o Reddit (da contração  “read it”):

O Reddit é um agregador social de notícias. Ele é dividido em várias comunidades chamadas de “subreddits”. São nesses subreddits que reside o conteúdo do site. Há subreddits sobre política americana ou internacional, notícias, religião, ciência, filmes, livros, jogos eletrônicos, entre outros diferentes tópicos. Os usuários podem divulgar conteúdo como links, postagens, imagens e vídeos, e os usuários votam de forma positiva ou negativa nos conteúdos divulgados. Caso o conteúdo enviado para a comunidade receba muitos votos positivos, esse conteúdo fica no topo da página inicial do subreddit, podendo chegar na página inicial do próprio Reddit. De modo geral, o Reddit é um compilado de fóruns, como mencionado, denominados subreddits que são organizados por temas e reúnem pessoas com interesses em comum. Embora lembre  o falecido Orkut, a plataforma também possui elementos das antigas BBSs/ICQ  e do  Facebook.

Além da clássica lógica apresentada por fóruns, a rede social permite que o usuário faça publicações em uma timeline particular, siga outros usuários de forma individual e visualize suas postagens em um feed. Na página inicial, inclusive, são exibidas publicações que em alta.

Em razão do formato ímpar e do volume de temas compartilhado pelos inscritos, o primeiro contato com a plataforma pode ser um tanto quanto confuso. A boa notícia é que o Reddit serve como uma ótima fonte de entretenimento e diversão. Aliás, com um pouco de esforço extra, também é possível encontrar comunidades com conteúdos educativos e ampliar a sua rede de contatos.

Os incontáveis subreddits reúnem desde GIFs e memes do momento a tópicos sobre futebol, culinária, séries e estilo de vida. Esse universo, contudo, ainda pode guardar oportunidades nos campos acadêmico e profissional. Com tudo isso na mesa, é possível dizer que, embora o formato adotado pelo site não seja para qualquer um, o seu conteúdo certamente é.

O nome Reddit, embora desconhecido por alguns usuários, consta como um dos 20 sites mais acessados do mundo. Criada em junho de 2005, a plataforma se autodenomina a “página inicial da Internet”. Isso porque muitas informações chegam primeiro ao Reddit e, somente depois, se alastram para o restante da Web. Vale conferir !

A utilidade das VPNs

Os milhões que migraram para redes alternativas ainda se vêm presos as tradicionais redes, embora as usem com menor frequência, e se estas bloqueiam conteúdos para determinados países, pode se ter acesso a este conteúdo instalando um recurso de VPN que trás ainda muitas outras vantagens. Mas o que é uma VPN?

Embora o caso de uso clássico para VPNs seja ocultar seu endereço IP e impedir que seu ISP e outros bisbilhoteiros monitorem suas atividades online, esse não é o único motivo. De vez em quando, pode ser necessário parecer que está em um país diferente, sem sair do conforto da sua própria casa. Talvez você esteja tentando fugir de alguma forma de censura ou acessar uma versão local de um site. Talvez você só queira assistir a uma versão estrangeira do Netflix. Seja qual for a sua necessidade, uma VPN é uma excelente escolha para burlar sua localização.

Numa explicação rápida: 

Quando você executa uma VPN, ela cria uma conexão criptografada entre o seu computador e um servidor controlado pela empresa VPN. Seus dados vão para o servidor, protegidos de olhares indiscretos ao longo do caminho, e saem para a Internet normalmente. Qualquer pessoa que estiver assistindo terá dificuldade em rastrear seus movimentos pela web até você, e seu endereço IP também ficará oculto. Isso é importante, porque uma das maneiras mais fáceis de obter a localização física de alguém é olhando seu endereço IP. 

A maioria das pessoas deseja se conectar a um servidor VPN que está fisicamente próximo de sua verdadeira localização. Isso geralmente resulta em  melhor velocidade, que é o que preocupa a maioria dos usuários. Mas se você se conectar a um servidor VPN que está mais longe, estará efetivamente navegando na web como se estivesse sentado em cima desse servidor. Esse é o truque que permite acessar conteúdo de streaming em outros países. Os serviços de streaming veem seu tráfego vindo do servidor VPN e o agrupam com todos os outros visualizadores vindos da mesma região. 

Há aplicativos VPN para todas as plataformas, alguns grátis, outros pagos, fáceis de configurar e com uma amplitude de recursos que atendem a segurança, liberdade de acessos a conteúdos, mantendo anonimato, ou seja é um recurso muito útil neste momento em que vivemos. Recomenda-se pesquisar e testar alguns antes de uma escolha, sobre tudo no tocante a velocidade que entregam.

Pesquisas destes tipo “Dez melhores VPNs” ou “Top 10 best VPN” , podem auxiliar na escolha.

Updated: 01/07/2022 — 11:20 am