😯 Em 11 de março de 2012, o Solar Dynamics Observatory (SDO) capturou uma enorme imagem parecendo um “objeto circular” perto do sol.

Esta “misteriosa e gigantesca esfera” negra aparece conectada” ao sol através de uma série de filamentos escuros. Esta esfera ficou visível por aproximadamente 80 horas, de 9 a 12 de Março, quando então ela desapareceu “violentamente” deixando várias erupções solares que perdurou por mais de seis horas.

As imagens espetaculares não deixam dúvidas sobre sua autenticidade pois partiram do próprio satélite Observatório Solar Dynamics (SDO) da NASA, talvez o mais sofisticado de todos os instrumentos de estudos solares disponível aos cientistas, que recentemente fora lançado para analisar o comportamento do nosso Sol.

Imagem do Solar Dynamics Observatory, da NASA

Como esperado, este tipo de evento se proliferou por toda a internet, (Youtube, sites esotéricos, especulativos, amantes do fim do mundo, etc) e não faltaram “explicações”, desde fenômenos divinos até como sendo um UFO gigante “sugando a energia”, um buraco negro devorando nossa estrela, ou um grande planeta com orbita cometária se “esfregando” no Sol (sería o Nibiru?), de uma provável invasão da Terra, etc.

Um programa de TV, até explorou bem o assunto como podemos ver:

 

A esfera, que é verdadeira, pois também foi registrada por outros sofisticados satélites de observação Solar (SOHO e STEREO) era enorme, aproximadamente do tamanho de Júpiter, o que como um UFO seria mesmo difícil de acreditar mesmo.

Cientistas ligados a investigação Solar, acionados para explicar o fenômeno, logo se prontificaram a relatar tratar-se de um evento normal e rotineiro.

Classificados como buracos coronais, podem normalmente serem produzidos no período de uma tempestade Solar, através de um fenômeno conhecido como “Coronal Mass Ejection” e durar dias, e de fato no dia 8 de março tivemos uma forte explosão solar como noticiado:

 

Portanto a esfera do dia 11 está dentro do período desta Emissão de Massa Coronal.

Com tantas informações e o impacto gerado, nosso colega blogueiro Mick West, da California fez um belo trabalho a respeito, inclusive mostrando ocorrências semelhantes em outras datas, com muitas imagens e explicações, como pode ser visto aqui

Há também neste trabalho, um debate a respeito e bons links de saída para explorar o tema.

Apesar de todo o show que este evento gerou, apesar de todas as explicações, com boas imagens e vídeos e depoimentos, um fato não pareceu muito justificado, que foi a perfeição da esfera negra que é mostrada em todo lugar.


Links de apoio:

Observatório Solar Dynamics (SDO)

Helio Viewer

SoHO: Solar and Heliospheric Observatory

STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory)

NASA Our Solar System


Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus