Símbolos urbanos são na maioria das vezes uma identidade do local onde se encontra. A cidade de São Paulo por exemplo tem suas calçadas com um desenho que com apenas 3 peças cria-se o mapa do Estado, obra da artista plástica Mirthes Bernardes, e que pode ser visto em vários calçamentos pela cidade, notadamente na região central, que além de um ícone da cidade é uma identidade amplamente conhecida e explorada pelo marketing turístico.

As peças que compôem o mapa de São Paulo, desenvolvidos pela artista Mirthes Bernardes

As peças que compôem o mapa de São Paulo, desenvolvidos pela artista Mirthes Bernardes

Mais antigo do que o símbolo em São Paulo é o da cidade de Santos sede da região Metropolitana do litoral paulista, que tem, além de seu extenso jardim da orla, de grandes áreas de areia plana antes de se chegar na agua, um símbolo e ícone muito interessante amplamente difundido, embora não se conheça o autor: São as muretas IIOIIOIIOIIOII.

muretas 01É um círculo vazado com o tangenciamento de mastros numa sequencia contínua que avançam no comprimento de onde são instalados sendo uma manifestação nativa do art déco, estilo arquitetônico que surgiu em Paris na década de 1920.

Como diz o arquiteto Ney Caldatto Barbosa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (Faus) da Universidade Católica de Santos, “as muretas conquistaram seu espaço no imaginário dos santistas. Tornaram-se um símbolo e a faceta mais visível do art déco na Cidade”

Ao encontrar estas muretas pode se ter certeza que está em Santos, e a identidade, saiu das muretas, e chegou a souvenirs, lembrancinhas, cartão postal, estampas em camisetas, nas artes plásticas, móveis, chaveiros, jóias, muros de residências etc…

Ter algo com a mureta símbolo indica, ter estado na cidade ou manifestar seu amor por ela, ou seja é uma identidade da tradicional e bela cidade do nosso litoral.

Um exemplo das muretas nas mãos da artista Monica Figo

Um exemplo das muretas nas mãos da artista Monica Figo

A própria Prefeitura através de sua secretária de obras decidiu ter sua fabricação própria dos módulos da mureta como forma de manutenção, antes feitas por fornecedores licitados. Seus módulos de concreto de 1 m de largura e 60 cm de altura são utilizados como guarda-corpos da orla, nas pontes dos canais e na antiga linha férrea, em volta do Monumento em homenagem a Imigração Japonesa, no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Parque do emissário) mas a Prefeitura, empresas, artesões estão expandindo sua presença na cidade, inclusive utilizando outros materiais, como metal por exemplo, para manter o ícone e a identidade da cidade.

Veja:



As primeiras muretas surgiram entre 1942 e 1943 e passado todos estes anos, além de se tornarem símbolo da cidade, conquistaram espaço no coração dos santistas.

Veja mais alguns locais de utilização do símbolo santista:



Visitando a cidade não deixe de observar e trazer sua lembrança, nas formas que são disponibilizadas para uso pessoal.


FONTES:

  • Imagens: melhordesantos.com, santosnaweb.com, falasantos.com, donaanacosta.com.br, internet
  • Video: © Copyright 2000-2014 Globo Comunicação e Participações S.A – globo.tv

muretas

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus