Diretamente da…..platéia.

Em 5 de julho de 1969, os Rolling Stones fizeram sua primeira apresentação para uma grande plateia estimada em mais de 500.000 pessoas, no Hyde Park de Londres, para homenagear um ex-integrante da banda, o guitarrista Brian Jones, encontrado morto 2 dias antes afogado na piscina de sua casa em Sussex.

Com um guitarrista novo (Mick Taylor), o show aglomerou uma multidão de hippies, de uma juventude contra-cultura, contra a guerra do Vietnã, “peace & love”, etc. deixando uma marca histórica em termos de show musical, pois era primeira vez que se conseguia uma plateia deste tamanho, antecedendo inclusive o de Woodstok em Agosto do mesmo ano e o trágico Altamont Festival 5 meses depois. Era uma plateia que adorava rock, mas tinha um lastro das turbulências de assolavam o mundo na época.

44 anos depois, como parte da comemoração de 50 anos de estrada, os Rolling Stones voltaram ao Hyde Park, em 6 de julho do ano passado, mas desta vez para um publico menor, apenas de 65.000 pessoas, dosado desta forma por questões de segurança, já que os tempos são outros, e não daria mais para aglutinar mais de 500.000 pessoas, como foi em 1969.

A mudança do perfil da plateia não foi apenas na quantidade, mas também na forma de diversão, saíram os rebeldes da contra-cultura, e chegou uma população munida de smartphones, iPhones, e com muita energia para apreciar o show.

Certamente eram esperadas muitas pessoas lá dos anos 60, “fans de carteirinha” da banda, mas a maior parte era formada por jovens e até crianças.

Nos vídeos apresentados, algo de muito curioso é mostrado por 2 expectadores, que filmaram diretamente da plateia, jovens, cantando energicamente canções compostas quando nem nascidos eram (ou quando muito usavam fraldas), comprovando de fato que a boa musica além de atravessar fronteiras, rompe a barreira do tempo, e como disse encantando até crianças, certamente influenciados pelos pais e avós, que fizeram parte daqueles turbulentos anos.

Os Rolling Stones são a 2ª mais duradora banda musical de todos os tempos (superada apenas pela banda brasileira “Demônios da Garôa” com 70 anos), e continuam lotando estádios, ginásios, grandes áreas abertas, tanto com plateias sexagenárias, mas principalmente por um público das décadas de 70, 80, 90, 00, 10. Que o show continue por muito tempo ainda…

Público situado na area Vip na abertura do show


Público distante do palco, com uso do telão. O destaque ao comportamento do público é evidente nas duas situações. As pessoas se divertem ordeiramente, sem “empurra-empurra”, sem tolher o direito alheio da diversão.


Updated: 26/02/2014 — 4:52 pm

2 Comments

Add a Comment
  1. I’ve been browsing online more than three hours today, yet
    I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  2. I absolutely love your blog and find many of your post’s to be just what I’m looking for.
    Would you offer guest write´s to content in your page I wouldn’t mind creating a post or elaborating on most of the subjects you write in relation to here. Again, awesome site!

    Answer netleland:
    Clifford, I have and write into 7 categories: Sao Paulo, Campos do Jordao city, Culture & Entertainment, Politics, Technology, Astronomy and similars and a general category. It is the second line of tabs that are in Blog head.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *