E não é que o limitado Microsoft Paint tem produzido obras de artes de fina apreciação, nas mãos de um senhor de 98 anos chamado Hal Lasko.

O então vovô, muito provavelmente não acompanhou muitas das revoluções tecnológicas de nosso tempo, mas tornou-se um maestro na execução do famoso programa de arte digital por pixels dos anos 90, presente praticamente em todas as versões do Windows, onde inicialmente era conhecido como “Paintbrush”

Declaradamente cego, Hal Lasko, 98 anos, que sobreviveu a 2 guerras ama pintar

Declaradamente cego, Hal Lasko, 98 anos, que sobreviveu a 2 guerras ama pintar

Sua história de vida é mais interessante ainda, pois há aproximadamente dez anos, 98 anos de idade, Hal Lasko começou a perder a visão e ficara temeroso em ver seus dias de pintor de tela (óleo) se encerrarem.

Mas um sopro de vida surgiu ao artista cego, graças ao programa de computador antigo, o Paint da Microsoft . Com isto o tatara-avô, ficou conhecido como o “pintor Pixel ‘. Foi um de seus netos que lhe deram o Microsoft Paint, assim que ele contraiu degeneração visual característica, uma condição que turva a visão central e faz com que as cores apareçam desbotadas.

"Olhando para cima" uma das mais belas obras

“Olhando para cima” uma das mais belas obras

Hal, então um tipógrafo aposentado de Ohio nos Estados Unidos, manifestando-se muito preocupado que não seria capaz de manter-se com o seu hobby de pintura, começou a usar o programa de maneira intensa, e desde então, o artista, que viveu duas guerras mundiais, usa pincéis digitais e lápis para criar suas obras-primas com o programa que estão longe de serem amadoras.

Como ele diz: “A primeira obra levou seis meses. Agora elas podem ser realizadas entre quatro e 30 dias.. “Eu faço minhas pinturas com os meus olhos fechados. Eu estou usando o computador e este programa porque ele me dá o benefício de ampliar o suficiente para que eu ainda consiga realiza-las”.

“Se a obra leva até dois anos para ficar pronta eu não me incomodo. Gosto de saltar da cama e ir direto ao computador todas as manhãs para realizar o que eu sonhei e o que eu poderia fazer”. “Quando eu trabalhava eu sempre tinha que agradar o cliente, agora Eu posso fazer o que eu quiser”, conta ele orgulhoso.”

Esta obra, do Alce levou 2 anos para ser realizada, com muita paciência como ele mesmo diz.

Esta obra, do Alce levou 2 anos para ser realizada, com muita paciência como ele mesmo diz.

Hal, tem três filhos, 10 netos, oito bisnetos e ele passa 10 horas por dia no Microsoft Paint, e já realizou 150 pinturas. Seu filho Ron Lasko disse certa ocasião : “.. Às vezes, ele fala sobre isso em seu sono, e discutirá com você pelo tempo que você quiser ouvir”

Sua voz já se apresenta bastante enfraquecida, arranhada e rouca,e os seus olhos, já estão bastante desgastados pela degeneração macular, mas mesmo não tendo mais a visão e nem a voz ou aquele vigor físico, algo nele parece não ter se desgastado que é a incrível paciência de artista e artesão.

Hal, nasceu em 1915, e era um de oito irmãos filhos de imigrantes austríacos. Iniciou sua carreira como designer gráfico, mas foi chamado para servir na Segunda Guerra Mundial, onde desenhou mapas para coordenar ataques de bombardeiros. Com o final da Guerra, começou a trabalhar como tipógrafo em empresas como Goodyear e General Tire.

Ele era então um artista gráfico, em uma época onde tudo era feito à mão. Mesmo trabalhando em uma indústria criativa, nunca pôde se expressar completamente seus desejos artísticos no seu trabalho cotidiano.

Como ele mesmo diz, só depois que se aposentou é que conseguiu dedicar-se à pintura como achava que deveria.

E como carinhosamente diz, a ferramenta que possibilitou esse movimento foi o MS- Paint, apresentado a ele por um de seus netos, que também realizou o vídeo abaixo (“The Pixel Painter”). Portanto como disse no inicio, o MS-Paint que é o mais menosprezado e limitado dos todos os softwares gráficos de sua categoria, nas mãos de Hal Lasko viram ferramenta para um Picasso.

 

Graças ao recurso de zoom do MS-Paint, ele consegue continuar pintando, e o seu trabalho caracteriza-se pela mistura do pontilhismo com a arte de pixel points, que resulta em verdadeiras obras de arte graças a um nível de detalhamento, de composição e de beleza de como as cores são combinadas. E ele tira isto de um software tão rudimentar como o Paint.


Algumas obras de sua galeria:

Na celebração de seu aniversário ele está vendendo algumas de suas obras


Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus