O Ministério do Turismo, fechou recentemente a estatística do numero de turistas estrangeiros que aportaram por aqui em 2010, mostrando mais uma vez São Paulo como porta de entrada de estrangeiros com seus 2 milhões de desembarques, seguido pelo Rio com 983 mil turistas, Paraná (725 mil) e Rio Grande do Sul (654 mil), este Estado se beneficiando muito pela entrada de turistas Argentinos e Uruguaios por via terrestre.

O Brasil recebeu 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010, o que representa um aumento de 7,8% frente aos 4,8 milhões de visitantes em 2009. Mais de US$ 5,5 bi foram deixados no Brasil pelos turistas, destes quase a metade ficou em São Paulo.

Apesar de não admitirem, os organismos federais de controle do Turismo, sempre alegam que isto é só turismo de negócios, mas sabe-se por outras fontes de monitoração, que isto não é uma verdade.

Muitos eventos de lazer internacionais trazem a SP milhares de visitantes, que oferece também um intenso turismo cultural, referendado por muitos organismos internacionais, além de uma diversidade em outras formas de turismo, como o turismo religioso, o turismo da medicina (centro de referencias em tratamentos e plásticas), entre outros.

O Turismo de São Paulo, pouco recebe de divulgação da Embratur, por exemplo, e nosso crescimento não conta com isto, mas com ações próprias de órgãos locais como a SPTuris, no âmbito internacional, com ações da Rede Hoteleira internacional que tem sede em SP, cidadedesaopaulo.com, Conventions Bureau, entre outras. Esta estratégia tem dado um crescimento significativo na entrada de estrangeiros a São Paulo há muito tempo. Em 2009 por exemplo, 1,7 milhões vieram a cidade e em 2010 pouco mais de 2 milhões, e em 2011, até maio todos os recordes já foram batidos.

A tendência nacional de origem dos passageiros é a mesma que se apresentou para São Paulo conforme tabela:

No âmbito nacional São Paulo também lidera, tendo recebido em 2010 mais de 12 milhões de brasileiros, que deixaram R$ 7bi pelas atrações da cidade.

É claro que nem tudo é alegria, pois há gargalos, desde a entrada pelos aeroportos, que é uma situação crônica nacional, conforme mostra a tabela abaixo dos principais problemas:


Melhorias na locomoção humana, segurança também fazem parte da agenda que os responsáveis tentam melhorar.

Os principais eventos de lazer/cultura, são a Formula 1, Virada Cultural, SPFWeek, Gay Parade, Formula Indy, Festivais de Musica (SWU, Planeta Terra), SP Restaurant Week, entre outros.

Claro que na parte de negócios, a especialidade da cidade muitas Feiras, Congressos, Seminários, Encontro de ONGs, Lançamentos de Produtos mundiais, Salão Automóvel, Feiras Agrícolas e de Tecnologia e por aí vai.

Há que se agregar também, cidades do Estado, notadamente com atração de todo tipo de turista, como o Litoral (Guarujá, Santos, Litoral Norte), Campos do Jordão, Brotas, Barretos, Campinas e São José dos Campos (Parques Tecnológicos), Circuito das Águas, Aparecida do Norte, Ribeirão Preto, Paulínia (polo de cinema), Embú das Artes, Tatuí (capital da música), Holambra, entre outras.

Sob a ótica de Turismo, SP tem de tudo um pouco, negócios, lazer e cultura, praias, montanhas, esportes e a cortesia de seu povo !

Fontes:
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/en
http://www.turismo.gov.br/
http://www.spturis.com/v7/index.php
http://www.visitesaopaulo.com/index.asp
 
 
Alguns artigos relacionados:
SPTuris fecha parceira com Nova York
http://www.spturis.com/v7/noticia.php?id=114
Brasil é destino cada vez mais atraente para jovens cientistas, diz Economist
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110106_economist_cientistas_mdb.shtml
Os designers que vendem SP no mundo
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100815/not_imp595249,0.php
Arquitetura paulistana atrai turistas estrangeiros
http://www.totalcad.com.br/noticias/arquitetura-paulistana-atrai-turistas-estrangeiros/
Cidade terá “city tour” oficial até novembro
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/904519-cidade-tera-city-tour-oficial-ate-novembro.shtml
São Paulo é representante do país em cidades tecnológicas – http://laamarall.wordpress.com/2011/06/26/sao-paulo-e-representante-do-pais-em-cidades-tecnologicas/
Ranking Zeitgeist, deu São Paulo de novo
http://laamarall.wordpress.com/2011/06/19/ranking-zeitgeist-deu-sao-paulo-de-novo/
Na Rota dos Mochileiros
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110722/not_imp748201,0.php
 
Alguns vídeos interessantes:
Conhecendo São Paulo com a Personal Guide Flavia Liz Di Paolo:

Amanhecendo – Sinfonia Paulistana – Billy Blanco

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus