Muito louvável o que o Governo do Estado está fazendo, além do maciço investimento em trens urbanos, reativando alguns trechos turísticos, para compor mais atrações aos visitantes à cidade e ao Estado, cujo movimento apresenta crescimentos anuais expressivos.

Já anunciado, um dos próximos trechos, será da Estação da Luz a Campos do Jordão com baldeação em Pindamonhangaba.

Como podemos ver na programação, a viagem durará 7 horas, existindo então a necessidade dos passageiros, terem hospedagem garantida em Campos do Jordão.

O maior desafio será usar os trilhos do antigo entulho chamado Rede Ferroviária Federal (Central do Brasil), hoje com concessão a empresas de Logística, que usam estes trilhos para carga, talvez o grande contribuidor para a viagem durar tanto tempo.

Pelo cronograma, o chamado trem da Montanha, irá da Luz até a cidade de Pindamonhangaba, e os passageiros devem mudar de vagão e usar os equipamentos da Estrada de Ferro Campos de Jordão, para então de fato sentir-se fazendo turismo, pois a subida da Serra é o maior atrativo pelas paisagens, afinal o destino final estará a 1.700m de altitude.

Trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Por falar nisto, houve uma época que me recordo, lá nos primórdios Anos 60, que para não se enfrentar a famosa e sinuosa SP-50 (São José dos Campos-CJ), os que podiam colocavam seus carros em um vagão “Gôndola”, e subiam a Serra sobre trilhos levando seu veiculo, conforme mostram as imagens abaixo:

Que realmente forneçam atrações e conforto dentro deste “novo” Trem Turístico, pois afinal 7 horas é muito tempo, para um trajeto de 170Km, que em linha direta, e sem compartilhamento de linha com carga, e considerando paradas “turísticas” não passaria de 3 horas e meia.

Com disse a ideia deste trajeto é muito boa, mas não pode se tornar algo cansativo….

Mais informações em:

http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/

http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/Galeria.asp

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus