Um magnífico megaevento ocorreu em São Paulo entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho, que foi o C40 São Paulo Summit, que não ganhou o espaço adequado na mídia local, pois esta imprensa nanica, mais interessada em noticiário apocalíptico do que em coisa boas, estava mais direcionada nos escândalos do Palocci, da FIFA e da Copa 2014. Ainda bem que a mídia internacional cumpriu sua parte em dar a relevância ao fato.
O C40 iniciou em Outubro de 2005, com a reunião de 18 prefeitos de cidades do mundo, em Londres, no sentido de envolver as grandes aglomerações no combate ao aquecimento global e alterações climáticas, realizarem ações e trocarem experiências sobre práticas que visem a redução de emissões, para então combater mais de frente as ações penosas ao clima e ao conforto de milhões de habitantes, que vivem em gigantescas aglomerações do planeta.
Em Agosto de 2006, um parceiro de peso também entrou para o grupo que foi a Clinton Climate Initiative , trazendo mais metas no tocante a aproveitamento de energia e reduções de emissões de carbono.
Isto tudo fundamentou o hoje chamado C40 Cities Climate Leadership Group, denominado simplesmente C40, que já tem em seu histórico numerosa coleção de melhores práticas no trato destas questões de emissões e qualidade de vida nas Metrópoles.
Isto é uma breve descrição do C40, e nos links indicados poderá ter um aprofundamento na questão, e o importante que quero destacar aqui, é que São Paulo reunia todas as características para ser escolhida e então sediar o quarto encontro mundial do C40.
Batizado de C40 São Paulo Summit*, este é o primeiro encontro da iniciativa que foi sediado em uma cidade da América Latina. O município foi eleito para ser sede desta edição do evento por conta das ações que está realizando com foco no combate às mudanças climáticas. Entre elas: a Política Municipal de Mudanças Climáticas, a implantação da inspeção veicular e a criação do programa de substituição de combustíveis fósseis por renováveis na frota de ônibus municipais, entre outras.
Bloomberg, Clinton, Kassab e Zoellick abrem o C40 São Paulo Summit
Vários prefeitos de grandes metrópoles do mundo estiveram no evento para debater o assunto. Os governantes de Buenos Aires, Sidney, Amsterdã e Copenhagen – além do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que atualmente preside o grupo de cidades participantes da C40. O evento contou com a participação de 16 prefeitos e representantes de outras 31 cidades de todo o planeta.
A programação da C40 São Paulo Summit teve plenárias e inúmeras sessões com debates de temas como construção sustentável, transporte público com baixa emissão de poluentes e taxação de impostos verdes, entre outras atividades, que acabaram se realizado pela cidade.
O resultado deste evento, foi extremamente positivo, pois ao contrário de outros eventos de tem o Meio ambiente como tema, não ficou só nos inúmeros discursos, no aparecimento na mídia dos “papas” do assunto, e na conjugação de ações na terceira pessoa, ou no futuro do pretérito.
A presença de Bill Clinton, dividiu com Michael Bloomberg – Prefeito de Nova Iorque e Gilberto Kassab, os holofotes do evento, por razões óbvias, que teve alguns momentos de ação e atitudes tremendamente positivas para a cidade, e para o meio ambiente como um todo.
De cara, na abertura da plenária no dia 1° de junho, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, anunciou a criação de linhas de financiamento para projetos ambientais. A ideia de Zoellick é facilitar o acesso das cidades aos recursos disponibilizados para investir em ações sustentáveis. Para firmar o compromisso, ele assinou um protocolo de intenções com Michael Bloomberg, atual presidente do C40 Large Cities Climate Summit, e certamente São Paulo vai se beneficiar disto também, dada a cruzada que Kassab assumiu nestas questões , enfrentando todo tipo de embate, que os “críticos” de plantão alicerçam.
Um dos pontos cruciais do encontro foi o fortalecimento da parceria realizada em 2004 entre a cidade de São Paulo e a capital da França. Kassab e a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, assinaram um termo de cooperação para ampliar o intercâmbio de experiências nos setores de Desenvolvimento Urbano, Cultura, Tratamento de Resíduos e Saneamento.
E também Michael Bloomberg e Gilberto Kassab, assinaram um acordo de cooperação bilateral com o compromisso de continuar com os esforços para fortalecer os laços entre as duas cidades, que têm muitas semelhanças em sua conjuntura urbana, e muitas ações praticadas em uma das cidades tem valido para a outra, como estamos vendo acontecer nestes últimos anos.
Michael Bloomberg, ainda, comparou São Paulo com Nova York, duas megacidades que “nunca dormem”. O prefeito americano também reforçou a parceria com a Fundação Clinton e afirmou que hoje, a instituição e a C40 são integradas. Bloomberg ainda fez uma provocação na abertura do evento a todos os presentes. “A pergunta é: o que estamos fazendo agora? Mas o mais importante é o que temos o poder de fazer”
Kassab, como anfitrião, certamente expôs todas suas ações, isoladas ou em parcerias, seja com o Governo Estadual, Federal, com a iniciativa privada, o que deve ter sido impactante na escolha da cidade para sediar tal megaevento.
De fato, os últimos governantes enfrentam de peito aberto os problemas ambientais, principalmente os causados por emissão de carbono, qualidade da energia, e reciclagens de todos tipo, mas as ultimas ações de Kassab, Serra e Alckimin, são mais intensas, senão vejamos:
- Ampliação do Metrô com obras em várias frentes e linhas
- Modernização de Trens tentando se livrar de vez do sucatão herdado do antigo entulho chamado Rede Ferroviária Federal e FEPASA.
- Ampliação e substituição dos Trens da CPTM
- Recebimento de 50 milhões de Euros por créditos de carbono, devido a ações de tratamento de resíduos sólidos e sua transformação em energia termoelétrica.
- http://www.c40saopaulosummit.com/site/conteudo/index.php?in_secao=36&lang=1&in_conteudo=7
- Substituição de 15.000 ônibus da Capital por outros que utilizem álcool até 2018, conforme Lei a respeito, plano que se iniciou este ano:
- http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2629/frota_de_onibus_movido_a_alcool_comeca_a_circular_em_sao_paulo/
- São Paulo mais verde. Com a plantação de milhares de árvores anuais, associado a outras ações como Parque lineares, para absorção de carbono. Só em 2008 foram 200.000 plantações. Neste particular há também o envolvimento de empresas, como a Nestlé que se comprometeu a plantar 3.000 arvores, como compensação ambiental pelo carbono emitido por aviões e caminhões que transportaram a infraestrutura da São Paulo Indy 300 em Maio último.
- http://www.c40saopaulosummit.com/site/conteudo/index.php?in_secao=36&lang=1&in_conteudo=15
- Revitalização do Sistema de Trólebus, através do repasse da Eletropaulo, para a SPTrans, da rede atualmente existente, com aporte de investimentos para modernização e substituição de veículos:
- http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/eletropaulo-transfere-manutencao-da-rede-de-trolebus-para-sptrans.html
- Investimento grande em ciclovias tanto pelo governo municipal quanto estadual:
- http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/0,,EMI117161-17276,00-KASSAB+QUER+CONSTRUIR+KM+DE+CICLOVIAS+EM+SAO+PAULO.html
- Compensações ambientais pela remodelação da Marginal Tietê:
- http://www.novamarginal.sp.gov.br/portal.php/meio-ambiente
- http://www.novamarginal.sp.gov.br/portal.php/meio-ambiente_compensacao
- Investimento em alternativas de transporte urbano como o Monotrilho:
- http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE75207W20110603
- Investimentos em VLP (Expresso Tiradentes)
A alternativa VLP já em operação chamada Expresso Tiradentes, onde na foto acima um dos terminais e na foto abaixo a pista elevada.
Como se pode perceber, há muitas ações, para diminuir a emissão de carbono, e há muitas ações ainda que podem ser realizadas, mas dependendo de atitudes, que certamente o C40 São Paulo Summit, irá contribuir.
Se livrar deste diesel porcaria, fornecido pela Petrobrás, já vai significar um enorme ganho, já que a adoção de outras matrizes pode reduzir em até 90% a emissão de carbono (caso do etanol).
Só nos resta torcer para nossos administradores não perderem o foco, e enfrentarem o que for necessário para que as ações e atitudes continuem, e os eventos sobre o Meio Ambiente, não sejam apenas um grande congraçamento de ideias que não saem do papel, como tantos que já aconteceram.
O C40 parece ser diferente, e tem contribuído muito no compartilhamento de soluções em todas as grandes metrópoles do mundo.
Mais detalhes do C40 podem ser vistos em:
Se os integrantes do PT e outros políticos, deixassem de dar trabalhos aos governantes, sobraria mais tempo
pra eles estarem gastando no que fazer pra melhorar a vida de toda população, da qual estão também inseridos
mas não percebem. Imaginem o quanto o Paloci, José Dirceu e outros tomaram de tempo da Câmara, Senado e do Presidente da República, para discutirem assuntos gerado por eles e gastaram todo esse tempo que deveriam estar discutido assuntos relevantes para a melhoria da população como este por exemplo C40.
Gostei da Dilma, Se é problema, tira fora e rápido pra dar mais tempo a discutir o necessário para o andamento da nação. Ela gastou menos tempo pra tirar o Paloci do que o Lula pra tirar o Zé Dirceu.
Amaral, realmente este evento foi ofuscado pelos escândalos políticos conforme você falou. Além de todas as ações implementadas nos últimos anos citadas por voce, São Paulo chamou as atenções de outras grandes cidades devido ao projeto de aproveitamento do gás dos lixões para geração de energia elétrica. Este projeto só exsite na cidade de São Paulo e poderá ser expandido para outras gtrandes metrópoles.
Parabéns pela matéria!
Abraços,
Lopes
É verdade Lopes. Temos ainda mais uma boa notícia quanto a este tema. Kassab também assinou convenio com a Renault-Nissan, para incentivar o uso de carro elétrico em SP. O convenio tem como objetivo estruturar a cidade para este tipo de transporte. Este acôrdo também foi firmado durante a realização do C40.
Veja em: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2675/kassab_assina_acordo_para_incentivar_carros_eletricos_em_sao_paulo/
Abraços
Amaral,
Muito bom. Parabéns pela reunião do material.
Abraços,
Pimenta