Aquela famosa afirmação que algumas vezes somos induzidos a fazer “E Eu que pensei que já tinha visto de tudo..” cabe bem neste caso.

Elevando-se acima das árvores em uma área de densa floresta na Indonésia encontra-se uma construção gigante em forma de ave. A estrutura gigantesca tem o corpo, cauda e cabeça da ave, cujo bico aberto parece induzir a um grito feroz.

Embora muita antiga a “ave” está se deteriorando, pois encontra-se abandonada desde 2000 quando fechou suas portas.

Gereja Ayam (como é chamada na linguagem local) ou para nós ocidentais a Igreja frango (ou igraja galinha) atrai centenas de fotógrafos e viajantes à sua localização em Magelang, Java Central que fazem um tour para explorar o bizarro pássaro.

O prédio foi originalmente projetado em 1990 como uma casa de oração por Daniel Alamsjah de 67 anos depois que ele recebeu uma mensagem divina de Deus. Embora ele afirma que o edifício foi construído para se assemelhar a uma pomba, os moradores locais consideram e já a batizaram de “Chicken Church” e é assim que ela ficou conhecida por todos na Indonésia e para turistas que visitam o local.

Além de ser uma casa de oração, Alamsjah também utilizou o edifício como um centro de reabilitação, tratamento de crianças com deficiência, viciado em drogas e outras mazelas similares. Alamsjah foi forçado a fechar as portas do centro dado aos elevados custo de construção e manutenção.

Atualmente cinco dos oito pilares que sustentam o edifício estão desmoronados enquanto que grafites se espalham pelas paredes internas. Não é mais um lugar para terapia, mas o prédio ainda serve como um lugar de culto e de viagem e de acordo com os moradores locais, um local privado onde muitos casais se encontram escondidos dos pais ou olhos curiosos.

O mais curioso é que centenas de viajantes e fiéis de diferentes religiões viajam para a Indonésia para vê-lo todos os anos. “Talvez por causa da minha fé cristã, as pessoas pensaram que eu estava construindo uma igreja. Mas não é uma igreja, apenas estava construindo uma casa de oração – um lugar para as pessoas que acreditam em Deus” afirmara o excêntrico Daniel Alamsjah.

“Em 1989, ele estava andando pela Magelang, onde vivia a família de sua esposa, quando ele viu exatamente a mesma paisagem que tinha visto em seus sonhos. “Eu rezei toda a noite lá e tive uma revelação de que deveria construir a casa de oração nesse local”, afirmara então.

Cerca de um ano mais tarde, os proprietários de terras locais ofereceram-lhe os 3.000 metros quadrados de terra por dois milhões de rúpias, equivalente a mais ou menos US$ 170,00, que ele tentou pagar em quatro anos começando a construir seu projeto de sonho em 1994.

Resumindo não era nem uma igreja e nem uma galinha (ou frango), mas o desenrolar da história da grande estrutura “oficializou” o que a crença local determinou, e acabou se tornando um local “sagrado” que como mencionado recebe visitantes de todas as religiões entre elas budistas, muçulmanos e cristãos cada um adequando ao seu estilo de adoração conforme cada religião, além claro de curiosos de toda a espécie.

Veja:



igrejafrango

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus