Não há quem aprecie o bom e velho Rock, que não conheça ou admire Chuck Berry.
Chuck Berry, cujo nome verdadeiro é Charles Edward Anderson Berry, nasceu em Saint Louis, no dia 18 de outubro de 1926, e é apontado por muitos como um dos inventores do rock and roll.
Cantor, compositor e guitarrista, dividiu com Bill Halley, e Little Richard o início do estilo musical de uma mistura de blues, country, música gospel e folk que eram tocados no pós-guerra nos EUA por vários músicos. Representa o primeiro time do Rock´n´Roll, que ajudaram a influenciar a segunda safra, do qual faz parte Elvis, e os anos 60, notadamente os Beatles e os Rolling Stones.
O rock and roll sofreu muitas interferências, mas Chuck Berry é considerado, e muito acertadamente um dos pioneiros por ter feito toda esta “mistura” funcionar. É o maior influenciador do rock britânico, que nos brindou nos anos 60 com excelentes músicos e bandas, mas é os Rolling Stones, que mais adotaram o “estilo” musical de Berry, e o manter vivo até nos dias atuais.
Chuck Berry sempre teve grande aproximação com os Beatles (notadamente John Lennon) e com os Stones (Mick e Keith). Por conta desta aproximação ambas as bandas incluíram em seu catálogo, canções de Berry, como Rock´n´Roll music, Roll over Bethoven, Little Queenie, Carol, entre outras…
Mas o tempo, como acontece com todos, está obrigando Berry a se ausentar e a deixar o hall visível das estrelas de rock. Com quase 88 anos, a atividade que a tantos encantou está sendo corroída pela marca do tempo.
Nos vídeos da sequencia, separamos três momentos, com uma mesma canção (Johnny B.Goode), a primeira em 1958, uma intermediária de 1986 com Julian Lennom, e uma de 2013, na última turnê, ocorrida de certa maneira como uma surpresa, já que apostavam numa aposentadoria. Ele passou pelo Brasil nesta ultima etapa, por Curitiba, terceiro vídeo da sequencia:
A epopeia do Rock´n´Roll. Aqui em 1958, mostrando a “cara” do rock nos anos 50, quando surgiu o Rock´n´Roll pelas mãos de vários artistas.
A partir dos anos 60, o rock se expandiu pelo mundo, e principalmente para a Inglaterra, o que fez Berry se envolver com muitos outros músicos que viriam a dominar o cenário. Nesta apresentação abaixo, de 1986, Berry toca com o filho de John Lennon, lembrando de sua aproximação com o pai dele nos anos 60 e 70, e tendo como um dos guitarristas Keith Richards, dos Stones:
Pode ser a última vez que o vemos num palco, mas saberemos entender e reconhecer seu trabalho de mais de 60 anos pelo Rock. Já é uma lenda e continuará sendo, influenciando ainda muitos movimentos musicais, como já foi Bill Halley falecido em 1981.
Veja Também:
É Amaral o tempo é cruel, não perdoa ninguém! A fila anda e nós somos empurrados para a saída. Abs, Alan
Amaral,
É uma pena mas é uma realidade, notadamente quando de compara com o primeiro flash da sua reportagem. Pular só com o pé direito e ainda fazer gracinha com o esquerdo não é para qualquer um. Ah!, ia me esquecendo, e ainda cantar . Paz, Pimenta
Só não foi o ” Rei Elvis ” porque era negro…ele e Jerry Lee Lewis foram os primeiros do Rock.