A obesidade todos sabem tem se tornado um dos maiores flagelos de saúde no mundo, e vem se alastrando também entre os animais domesticados, influenciado é claro por seus donos e pela tentação de sabores que assola a sociedade moderna.
Um caso notável que figura na mídia desde 2012, é do dachshund (Cofap, salsicha) chamado Obie.
A história do dócil cãozinho que pesava 35 kg e atualmente pesa 12 kg é hoje referência no tratamento de animais acima do peso. Com a obesidade, Obie já não conseguia mais andar, brincar, e precisou fazer tratamento durante 1 ano para perder 23 kg e chegar ao padrão Standard desta raça.
Quem o adotou foi uma moradora de Portland Nora Vanetta, uma veterinária, e já proprietária de dois cachorros (um labrador de 9 anos e um dachshund, 5 anos – este com peso normal) uma amante dos animais, que assumiu o bichinho e decidiu aplicar um regime rigoroso em Obie, para que ele perdesse peso numa primeira etapa para recuperar a saúde e sua mobilidade. Dizia ela na ocasião ao “The Sun”: “Minha esperança é que ele possa ser uma inspiração para qualquer pessoa ou animal que tente perder peso”.
Ela soube desenvolver um plano que envolveu basicamente dieta e exercícios, sempre considerando suas possibilidades corporais do momento.
Depois de passar por uma bateria de exames, a saga da dieta se iniciou. Em meio a esteiras, natação e refeições reduzidas, Nora também começou uma campanha na internet para arrecadar fundos pela luta de Obie. Ela conseguiu montar um plano para o cachorro perder peso, mas também foi acusada de explorar a imagem do animal, correndo o risco de perder a guarda do cão, num processo que foi encerrado em Janeiro de 2013, dando a ela então a posse definitiva do cãozinho.
Com a conquista de um corpo novo e “normal”, o animal ficou com excesso de pele e foi preciso ser operado para a retirada das pelancas que ainda atrapalhavam sua movimentação e com isto conseguiu ainda 1,5 kg a menos.
Hoje, vive uma vida saudável com seus 12 quilinhos ao lado de sua dona e divide a casa harmoniosamente com os 2 outros cães, um da raça Dachshund e o outro da raça Labrador Retriever.
O site de Nora e de Obie, onde foi registrado toda sua saga tem milhares de seguidores e ambos já se tornaram uma “celebridade” nos Estados Unidos, depois de ter a história divulgada no país inteiro, pelos mais variados meios de comunicação.
Assunto sempre presente nas redes sociais, grupos de discussão, nos milhões de e-mails, o maltrato de animais é sempre a “bola da vez” e a situação em que Obie foi submetido inicialmente atingido 35 Kg certamente pode ser considerado um maltrato, não importa qual motivação emocional se dê. E por ele ainda ter sofrido pelo tratamento e pelas cirurgias, para corrigir sua situação de obesidade, ele é um herói mesmo, um vitorioso, junto com sua dona, que acreditou ser possível…..
Veja abaixo a saga toda reunida nas galerias:
Fontes:
- Imagens e videos: © Biggest Loser, Doxie Edition – Nora Vanatta/Facebook (https://www.facebook.com/BiggestLoserDoxieEdition)
- Imagens da cirurgia: © 2013 CBS Interactive Inc.
Fantastic blog! Do you have any tips for aspiring writers?
I’m hoping too start my own site soon but I’m a little lost on everything.
Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed ..
Any ideas? Many thanks!