A vitória de Obie…

A obesidade todos sabem tem se tornado um dos maiores flagelos de saúde no mundo, e vem se alastrando também entre os animais domesticados, influenciado é claro por seus donos e pela tentação de sabores que assola a sociedade moderna.

Um caso notável que figura na mídia desde 2012, é do dachshund (Cofap, salsicha) chamado Obie.

O ponto de máxima obesidade de Obie

O ponto de máxima obesidade de Obie

A história do dócil cãozinho que pesava 35 kg e atualmente pesa 12 kg é hoje referência no tratamento de animais acima do peso. Com a obesidade, Obie já não conseguia mais andar, brincar, e precisou fazer tratamento durante 1 ano para perder 23 kg e chegar ao padrão Standard desta raça.

Por ser um Dachshund e devido as pernas curtas, comuns à raça, ele precisava usar um colete para não machucar mais o peito (já cheio de abcessos e calos) com o atrito entre o chão e a pele quando se arrastava. Veja a situação em Agosto de 2012:

Ele foi considerado o cão mais gordo do mundo. Chegou ao peso de 35kg, mais que o dobro do tamanho normal para animais deste tipo, morava com seus donos idosos no Oregon, EUA. Mas os velhinhos, que ficavam com dó do olhar pidão de Obie lhe davam muita comida e cada vez menos exercícios, até que perceberam que estavam fazendo mal para a saúde do cão e o doaram em meados de Agosto de 2012. Em meio às lágrimas eles assumiram a incapacidade de tomar conta do animal que ganhava mais peso a cada dia.

Quem o adotou foi uma moradora de Portland Nora Vanetta, uma veterinária, e já proprietária de dois cachorros (um labrador de 9 anos e um dachshund, 5 anos – este com peso normal) uma amante dos animais, que assumiu o bichinho e decidiu aplicar um regime rigoroso em Obie, para que ele perdesse peso numa primeira etapa para recuperar a saúde e sua mobilidade. Dizia ela na ocasião ao “The Sun”: “Minha esperança é que ele possa ser uma inspiração para qualquer pessoa ou animal que tente perder peso”.

Ela soube desenvolver um plano que envolveu basicamente dieta e exercícios, sempre considerando suas possibilidades corporais do momento.

Depois de passar por uma bateria de exames, a saga da dieta se iniciou. Em meio a esteiras, natação e refeições reduzidas, Nora também começou uma campanha na internet para arrecadar fundos pela luta de Obie. Ela conseguiu montar um plano para o cachorro perder peso, mas também foi acusada de explorar a imagem do animal, correndo o risco de perder a guarda do cão, num processo que foi encerrado em Janeiro de 2013, dando a ela então a posse definitiva do cãozinho.

Obie numa das sessões de esteira
Além de parecer em vários canais da mídia, Nora criou uma página, a “Biggest Loser, Doxie Edition” no facebook onde registrava avanços na dieta e outras conquistas da saga do Obie. Por exemplo para cada quilo perdido era feito um registro vitorioso pela veterinária.

Com a conquista de um corpo novo e “normal”, o animal ficou com excesso de pele e foi preciso ser operado para a retirada das pelancas que ainda atrapalhavam sua movimentação e com isto conseguiu ainda 1,5 kg a menos.

Hoje, vive uma vida saudável com seus 12 quilinhos ao lado de sua dona e divide a casa harmoniosamente com os 2 outros cães, um da raça Dachshund e o outro da raça Labrador Retriever.

Obie vivendo uma vida normal com seus dois companheiros

Obie vivendo uma vida normal com seus dois companheiros

O site de Nora e de Obie, onde foi registrado toda sua saga tem milhares de seguidores e ambos já se tornaram uma “celebridade” nos Estados Unidos, depois de ter a história divulgada no país inteiro, pelos mais variados meios de comunicação.

Obie Antes e DepoisObie "antes e depois"

Obie “antes e depois”

Assunto sempre presente nas redes sociais, grupos de discussão, nos milhões de e-mails, o maltrato de animais é sempre a “bola da vez” e a situação em que Obie foi submetido inicialmente atingido 35 Kg certamente pode ser considerado um maltrato, não importa qual motivação emocional se dê. E por ele ainda ter sofrido pelo tratamento e pelas cirurgias, para corrigir sua situação de obesidade, ele é um herói mesmo, um vitorioso, junto com sua dona, que acreditou ser possível…..

Veja abaixo a saga toda reunida nas galerias:


Fontes:


Updated: 14/01/2014 — 3:28 pm

1 Comment

Add a Comment
  1. Fantastic blog! Do you have any tips for aspiring writers?
    I’m hoping too start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any ideas? Many thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *