O dia da criança, é comemorado quase no mundo todo, mas na Turquia tal como no Brasil, é um feriado onde as crianças ganham presentes, passeios, porém lá o dia da criança é 23 de Abril.

Exatamente neste dia, no ano de 1920, a Grande Assembleia Nacional foi fundada e para comemorar tal evento, e então o dia 23 de Abril foi proclamado como feriado nacional em 1921. Mas, não é só isto, pois desde 1927 se tornou também oficialmente, como um presente de Atatürk – o fundador da República – para os pequeninos da nação, o Festival Nacional da Soberania e das Crianças. Além disto este também é o dia em que se comemora a reabertura do Parlamento Turco na nova capital do País, a cidade de Ankara, no ano de 1920.

Neste festival os estudantes saem às ruas marchando, tocando e cantando, e são as principais estrelas em várias apresentações culturais e folclóricas. Uma outra curiosidade também muito interessante é que nesse dia, os cargos mais importantes do País são ocupados pelas crianças. Elas se sentam às cadeiras das principais autoridades do país e debatem sobre políticas públicas para crianças e adolescentes. Ocorre também que delegações com crianças de diversos países são recebidas em Ankara, numa total representação da integração dos povos e culturas.

Por este dia especial e tão emblemático, a Turkish Airlines criou uma nova campanha publicitária para promover a paíxão por aviação dentre as crianças.

A cia aérea que já tinha sido considerada a melhor companhia europeia em 2012 e que tem já um outro bom retrospecto publicitário colocando uma criança com duas celebridades do esporte (Messi e Kobe Bryant), com mais de 7 milhões visualizações no Youtube, lança uma peça publicitária emocionante para estimular o interesse da criançada em a aviação:

Neste novo filme que foi filmado com crianças em um vilarejo de Antalya, na própria Turquia, é uma obra de muita beleza e criatividade que também está fazendo o maior sucesso. No enredo crianças constroem um pequeno aeroporto e tentam (e sonham) fazer um avião da Turkish pousar no vilarejo. As crianças constroem aperfeiçoam o seu rudimentar aeroporto com seus recursos locais.

A insistência e o sonho são compensados quando a aeronave sobrevoa a vila e pousa no aeroporto pouco além, mas passando muito próximo e na mesma direção do aeroporto construído por eles. A satisfação é ainda maior quando um comandante de aeronave lhes faz uma saudação. A campanha homenageia o tão celebrado dia das crianças, e apesar de todos os diálogos serem em turco, não é necessária qualquer legenda ou tradução, pois este é um caso que as imagens falam por si, ou valem mais que 1000 palavras:



Mustafa Kemal Ataturk que iniciou esta comemoração na Turquia após a I Guerra Mundial, pois amava as crianças e sempre dizia que “Crianças são um novo começo do amanhã”, certamente se orgulharia desta campanha publicitária, homenageando o 23 de Abril e suas crianças, e que também é um enorme show em visualizações mundo afora.

turkish

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus