Nos dias de maio último que passei em Sampa uma de minhas atividades foi localizar material (CDs, Vinil, informações) de uma cantora de Rock chamada Wanda Jackson, e quase simultaneamente um colega me enviou um link de uma outra cantora chamada Andrea Motis, onde pude realmente me deliciar com uma voz impecável, para cantar Jazz e Blues, e isto se tornou um incentivo para escrever este post, dada a algumas particularidades que estas 2 cantoras representam.

Wanda Jackson, não tem nada a ver com os Jacksons, pois ela surgiu na metade dos anos 50, cantando e tocando o mais visceral Rock´n Roll , enfrentando todo tipo de desconfiança e preconceito, pois o Rock´n Roll, era considerado pelas famílias americanas do pós guerra, como uma coisa do demônio, o rítimo do inferno, a degradação da juventude, isto tudo considerando que eram o homens (e bandas) que tocavam e proliferavam o ritimo do diabo. Imagine uma mulher então, se inserindo nesta panaceia demoníaca ?

Tão pioneira que foi, recebeu o título de Rainha do Rockabilly (THE ROCKABILLY QUEEN), e foi certamente grande influenciadora de nossa falecida Cely Campelo, que junto com o irmão introduziram o Brasil no mundo do rock em 1960. Incrível ainda, é que ela continua na ativa, sendo possível ainda vê-la nos canais como VH1 e MTV, em suas sessões de clássicos e flashbacks.

Observe nos vídeos a performance em dois momentos, um em 1958 e outro em 2010!

Andrea Motis, uma grata surpresa, com 14 anos cantando e tocando metais, num ” clássico blues”, com uma propriedade e desempenho fantástico, e onde reside seu pioneirismo e certamente uma superdotação na arte.

Revelou-se na Sant Andreu’s Municipal School of Music, tradicional escola de talentos musicais, de onde participou intensamente na Sant Andreu’s Jazz Band, com destaque e tem se apresentado com outros grupos e cantores tradicionais de Jazz.

Tal como Wanda Jackson revela-se pioneira, mais pelo talento precoce, do que pela presença feminina no Jazz, que é repleto de grandes vozes, e é pioneira também pelo fato de tocar sax e outros metais, muito característico de Jazz e Blues.

Deixo também 2 vídeos espetaculares sobre esta cantora.

60 anos separam estas cantoras, ambas pioneiras pelo talento, e pela batalha da conquista ! Sorte a nossa poder ter as duas !

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus