Wanda Jackson & Andrea Motis: 60 anos de pioneirismo!

Nos dias de maio último que passei em Sampa uma de minhas atividades foi localizar material (CDs, Vinil, informações) de uma cantora de Rock chamada Wanda Jackson, e quase simultaneamente um colega me enviou um link de uma outra cantora chamada Andrea Motis, onde pude realmente me deliciar com uma voz impecável, para cantar Jazz e Blues, e isto se tornou um incentivo para escrever este post, dada a algumas particularidades que estas 2 cantoras representam.

Wanda Jackson, não tem nada a ver com os Jacksons, pois ela surgiu na metade dos anos 50, cantando e tocando o mais visceral Rock´n Roll , enfrentando todo tipo de desconfiança e preconceito, pois o Rock´n Roll, era considerado pelas famílias americanas do pós guerra, como uma coisa do demônio, o rítimo do inferno, a degradação da juventude, isto tudo considerando que eram o homens (e bandas) que tocavam e proliferavam o ritimo do diabo. Imagine uma mulher então, se inserindo nesta panaceia demoníaca ?

Tão pioneira que foi, recebeu o título de Rainha do Rockabilly (THE ROCKABILLY QUEEN), e foi certamente grande influenciadora de nossa falecida Cely Campelo, que junto com o irmão introduziram o Brasil no mundo do rock em 1960. Incrível ainda, é que ela continua na ativa, sendo possível ainda vê-la nos canais como VH1 e MTV, em suas sessões de clássicos e flashbacks.

Observe nos vídeos a performance em dois momentos, um em 1958 e outro em 2010!

Andrea Motis, uma grata surpresa, com 14 anos cantando e tocando metais, num ” clássico blues”, com uma propriedade e desempenho fantástico, e onde reside seu pioneirismo e certamente uma superdotação na arte.

Revelou-se na Sant Andreu’s Municipal School of Music, tradicional escola de talentos musicais, de onde participou intensamente na Sant Andreu’s Jazz Band, com destaque e tem se apresentado com outros grupos e cantores tradicionais de Jazz.

Tal como Wanda Jackson revela-se pioneira, mais pelo talento precoce, do que pela presença feminina no Jazz, que é repleto de grandes vozes, e é pioneira também pelo fato de tocar sax e outros metais, muito característico de Jazz e Blues.

Deixo também 2 vídeos espetaculares sobre esta cantora.

60 anos separam estas cantoras, ambas pioneiras pelo talento, e pela batalha da conquista ! Sorte a nossa poder ter as duas !

Updated: 10/01/2019 — 7:09 pm

7 Comments

Add a Comment
  1. I do not even know how I stopped up here, but I assumed this put up used to be good. I do not know who you’re but definitely you are going to a famous blogger should you aren’t already. Cheers!

  2. Hi to all, it’s genuinely a fastidious for me to visit this website, it contains helpful Information.

  3. I’m gone to say to my little brother, that he should also pay a visit this webpage on regular basis to get updated from newest news.

  4. Caro Amaral,

    Gostei muito de ver as performances das duas artistas. A Andrea realmente é fantástica. Este seu gosto pelo Jazz and Blues me fez recordar do tempo de Especialista, quando pegava carona com você voltávamos para casa ouvindo Zuza de Mello. Bons tempos.

    Paz,

    Pimenta

  5. Flavio, consegui a obra e realmente é um show de arte no tratamento da “musa guitarra”. Muito bom filme!
    Temos na realidade um encontro de 3 gerações de musicos começando por Jimmy Page, seguido do The Edge e em finalizando com Jack White, todos trocando verdadeiras habilidades na arte com o instrumento ! Show !!!

  6. Hey,
    Tenho quase certeza que o guitarrista no segundo vídeo ó o Jack White.
    Tenho um DVD com ele, Jimmy Page (Led Zepelim) e The Edge(U2). O nome do DVD é “IT MIGHT GET LOUD”
    Vale a pena assistir! São três diferentes estilos de guitarra juntos.
    Cheers,
    Flavio

    1. Sim é ele mesmo ! Aliás ele é o produtor e aparece em vários videos atuais da Wanda Jackson. É uma parceria do antigo com o mais novo, com excelentes resultados, como sempre! Aquele abraço Flavio, obrigado e dê um abração em toda a Australia ! (rsrsrsrsrsr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *