Cinco opções em apenas uma imagem..

Dado que a mobilidade urbana é o assunto do momento, pois nunca se falou tanto nisto, o fotógrafo Jorge Araújo do grupo Folha, acabou por fazer um feliz registro para uma reportagem sobre congestionamentos em São Paulo, destacando a Radial Leste, que apresenta muito mais do que apenas o congestionamento: Veja:

Região da Radial Leste na Moóca

Na mesma imagem conseguiu reunir cinco opções de mobilidade urbana, a saber:

Da esquerda para a direita:

  • Trem Metropolitano da CPTM – Linha 12 – Safira
  • Metrô Linha 3 – Vermelha (num raro momento em que ela não é subterrânea ou elevada).
  • Ciclovia da Radial Leste
  • Corredor de Onibus Zona Leste–Centro, na Radial Leste
  • E a própria avenida no sentido Centro, totalmente congestionada.

Se considerarmos ainda que a calçada também é mobilidade, temos então 6 vias numa mesma foto.

Excelente trabalho fotográfico !!


Updated: 03/12/2012 — 9:10 am

2 Comments

Add a Comment
  1. Amaral em recente visita na Alemanha, fiquei impressionado com a eficiência do transporte publico precisamente os trens. A malha ferroviária é impressionante e super funcional, já deste o tempos da ultima guerra se fez necessário este transporte e é eficiente até hoje. Para vc. ter uma ideia um trem ou metro roda em vias normais parando em estações externas e depois vira metro indo para o subteraneo e depois em via ao lado dos carros, seria uma solução para substituirmos os ineficientes corredores de ônibus. A solução de São Paulo é ter mais trens/metros em vez dos péssimos ônibus que temos.
    Os governantes ainda investem em coisas que não dão certo e não olham para exemplos que já deram certo./Forte abraço/Wil

    1. William, certamente vc. está certo. Investir em onibus não deve ser a bola da vez, nem com o novo Prefeito, que parece estar mudando de idéia. Contudo há sim bastante investimento em Metrô como pode ver aqui nesta postagem http://netleland.net/?p=682 , mas os efeitos só daqui a 3 a 5 anos estaremos sentindo. Mas o mais audacioso plano de substituir onibus, será os monotrilhos, cuja capacidade de projeto inicial é de 100Km, como o Kassab e o governo estadual já negociaram, inclusive duas das linhas já estão sendo construídas, e merecerão em breve uma postagem minha (estou só no aguardo de dados e licenças para usar material de mídia). Nossas linhas de corredores exclusivos de onibus e as 2 linhas BRT existentes, deverão sim passar por ampla reforma com o Haddad (pelo menos ele prometeu), aliás o BRT “Expresso Tiradentes” (antigo Fura Fila do Maluf/Pita, depois Paulistão da Martaxa) recebeu a melhor avaliação depois do Metrô como meio de transporte numa pesquisa realizada ano passado.
      Mas a alternativa do Monotrilho realmente se torna melhor pois, as melhores soluções de transporte publico, são mesmo por baixo da terra, ou em via elevada, como vc. viu na Alemanha, por isto acho que estamos no caminho certo, mas vai demorar um pouco pois são obras de grande impacto urbano para realizá-las, dai termos que esperar mais um pouco até que os inúmeros canteiros de obras se concluam./Obrigado pelo comentário e abraços/Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *