Linus Torvalds, certamente não aparece nas listas dos grandes milionários de tecnologia, quem tem Bill Gates, Larry Ellison, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, etc., mas goza de uma grande reputação, se não a maior, em tornar a tecnologia que fez e faz,  as grandes mudanças no mundo.

A vida de projeção de Torvalds tem fundamentos quando em 1983 Richard Stallman cria a Free Software Foundation (GNU project) e  em 1986 quando Marice J. Bach publica Design of the Unix Operating System.

Em 1988 Linus foi admitido na Universidade de Helsinki. No mesmo ano Andy Tanenbaum torna público o Sistema Operacional MINIX, um Unix para fins didáticos e que rodava em IBM/PC e em 1990 Torvalds começa a aprender C em seus estudos.

No fim dos anos 80 ele tomou contato com os computadores IBM/PC compatíveis e em 1991 comprou um 80386. Com 21 anos, 5 já de experiência de programar (em C), ele tem contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Andy Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386.

Entretanto, descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começa a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386. Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux (Kernel), relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun.

O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386. O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores. Desde os primeiros dias, ele recebeu ajuda de hackers do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores dos mais diversos locais do mundo.

 

Esta maneira “colaborativa” motivou a criação de varias distribuições do sistema operacional, e um enorme desenvolvimento em todos o campos e lugares, de um sistema operacional, robusto, seguro e preferencial para uso em missões críticas, além claro de estar presente em quase tudo em nossa vida moderna, desde celular, games, caixa do supermercado,  tablets, aplicações científicas, entre tantas ramificações que existem no mundo moderno.

Tanto quanto Gates, Jobs, Torvalds, inicou sua vida investigando e buscando alternativas às suas curiosidades e necessidade técnicas e foi responsável por provocar com o passar do tempo, grandes transformações no mundo.

 

Muito provavelmente muitas coisas não existiriam, não fosse o Linux de Torvalds.

  • Grandes Servidores: estão por tráz de grandes organizações que estão presentes todos os dias em nossas vidas, Como o Google, Facebook e outras redes, o Yahoo (que também usa o BSD-Unix), provedores de serviços ao redor do mundo, Data Centers. Por exemplo todos os serviços do Google tem hopedagem em máquinas Linux.
  • Universidades, Bancos, Corporações de vários segmentos e Governos: no mundo todo utilizam o Linux, para suas pesquisas, Datacenters, vendas, varejo, gestão pública, etc..
  • NASA: Substancial pesquisa em projetos que vão desde vôos espaciais até exploração profunda do espaço com destaque as missões de 60 milhões de milhas até Marte, conduzidas pelo JPL  (NASA Jet Propulsion Laboratory), usando 2 das mais famosas distribuições (Red Hat e SuSE).
  • Aceleradores de Partículas: Por exemplo, o famoso acelerador do CERN, organização européia de Investigação Nuclear e o maior e mais referendado laboratório de Física  de partículas do mundo funciona com Linux.
  • Supercomputadores: Grandes empresas que constroem supercomputadores para a mais variadas finalidades optam pelo software livre e Linux. Estimativas apontam para cerca de 90% das supermáquinas existentes hoje estão rodando alguma variação de Linux, por uma propriedade e característica óbvia: o sistema livre é gratuito e flexível.
  • Sistemas de dispositivos portáteis/móveis (pads, smartphones, celulares em geral). O Android por exemplo, tem como base de desenvolvimento o Linux.
  • Controle de Tráfego aéreo: A maioria  dos equipamentos de controladores de vôo usa Linux para garantir que o avião que carrega você de um ponto a outro decole e pouse em segurança.
  • Controle de Tráfego Terrestre: O Linux está presente em várias cidades para ajudar o controle de transito caótico que impera em muitos locais.
  • Trens de alta velocidade (TAV): outra aplicação de controle comum do Linux, dada sua versatilidade e customizações.
  • Bolsas de Valores: Caso mais notório é o da Bolsa de Nova York, um dos centros financeiros do mundo, cuja implantação foi motivada por redução de custos (afinal, Linux é de graça e de licença GPL) e aumento de flexibilidade (não à toa o sistema é chamado de “livre”).
  • Submarinos Nucleares, Carros inteligentes, Console de Jogos, e muitos outros aparatos que fazem parte de nossa vida moderna, usam ou portam o linux em suas mais variantes disponíveis.
  • E muito mais…….

 

No mercado de computadores convencionais, para usuários domésticos, os chamados Desktops, reina absoluto o Windows em suas versões mais recentes, onde o Linux de Torvalds, é mais considerado uma “coisa de nerd”, e tem presença menor. Contudo em muito países o fornecimento do Linux tem feito aumentar as vendas de PC, pois com o Linux instalado reduz-se o preço de venda de 250 a 600 dólares, pois além do Linux outros pacotes de softwares livres como aplicativos, suites de escritório, e entreterimento são fornecidos, junto com o PC, ao invés do “pacotes” proprietários.

Com isto, a distribuição Ubuntu, tem sido uma das mais utilizadas, de usuários domésticos a grandes corporações.

 

Apesar disto uma tecnologia patrocinada quase que na totalidade por distribuições Linux, os LiveCDs, permitem a qualquer um, usuário doméstico, empresas, instituições, realizarem funções específicas, sem qualquer instalação permanente. Pode-se ter um entreterimento como jogos, pesquisas científicas, montar clusters, educação, recuperação do micro, diagnósticos diversos em seu computador, Firewall, gateways, Administração do sistema, e muitas outras. A lista para downloads está em:

http://www.livecdlist.com/

Por tudo isto, o mundo Linux, iniciado por Linus Torvalds é espetacular e merece estar na galeria das grandes transformações que o mundo tem presenciado nestas últimas décadas.

 

Distribuições Linux mais famosas:

Para conhecer:

 

Links relacionados:

Empresas wireless desempenham papel mais importante no Linux
Como utilizar a maioria dos softwares no Linux
Linux Foundation lança cartão de crédito

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus