Não há quem tenha vivido na década de 60, do século passado, que não se lembre de uma série de TV chamada Bat Masterson.

Gene Barry como Bat Masterson, seriado de faroeste dos anos 60

Gene Barry como Bat Masterson, seriado de faroeste dos anos 60

Bat Masterson foi uma das mais conhecidas séries de faroeste daqueles tempos, desde sua estreia em 8 de outubro de 1958. Foram três temporadas onde o ator Gene Barry interpretou o ex-homem da lei que se transformava no defensor dos oprimidos. Ao todo foram 108 episódios mostrando as aventuras do herói.

Os episódios foram produzidos pela ZIV Television Programs Inc. e distribuído pela NBC, que traziam como produtores Frank Pittman, Andy White, Frederick W.Ziv, entre outros e tinha como personagem central Bat Masterson (Gene Barry) que era elegante, cavalheiro e sempre se vestia impecavelmente de casaca, sem esquecer, de seu tradicional chapéu e sua emblemática bengala que servia para bater nos adversários que trapaceavam no jogo, exploravam os fracos ou ameaçavam as donzelas. O chapéu e a bengala eram sua marca registrada.

No Brasil esta série começou pela TV Tupi de São Paulo por volta de 1960 e depois passou a ser reprisado em outros canais de televisão.

Além da televisão Bat Masterson teve também uma série de histórias em quadrinhos publicadas (gibis) lançada em agosto de 1959, pela Dell Comics. Também um livro foi publicado baseado na série e o seriado fez muito sucesso em todo o mundo. No Brasil os gibis de Bat Masterson foram publicados entre 1962 e 1964.

A série foi ao ar pelo canal NBC de 1958 a 1961. Considerado um “almofadinha” dentro do cenário barrento do faroeste americano, Bat Masterson era “um homem que viaja para o oeste a procura de mulheres e aventuras”, e que aparecia como um galante jogador, sempre bem vestido com seu chapéu e sua inseparável bengala, que era sua arma preferida para se livrar-se dos problemas ao invés de usar seu um revólver.

Objetos característicos de Bat Masterson

Objetos característicos de Bat Masterson

Bat Masterson era um lendário viajante que defendia pessoas injustiçadas, era um jogador nato, adorava um jogo de cartas e como mencionado evitava exibir e usar armas de fogo, pois preferia resolver as situações usando inteligência e sua famosa bengal. Tinha uma elegância pois sempre usava roupas finas, chapéu e uma típica gravata sulista, e por assim ser despertava desconfiança dos outros malfeitores e pistoleiros do velho oeste.

Nomes conhecidos como Ross Martin (o Artemus Gordon de James West) e DeForest Kelley (Jornada nas Estrelas) participaram da série..

O real Bat Masterson

O real Bat Masterson

 

Mas Bat Masterson, não era apenas uma obra de ficção de TV, apenas personificava um verdadeiro e real Masterson

William Barclay “Bat” Masterson (26/11/1853 – 25/10/1921) foi uma figura legendária do Velho Oeste americano.

Ele era caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de Irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec, Canada.

Como pistoleiro e delegado, seu primeiro e famoso tiroteio ocorreu em Sweetwater, Texas, em 1876 quando arrumou uma confusão por causa de uma garota. Nesse mesmo ano encontrou Wyatt Earp (uma das lendas do velho oeste) em Dodge City, de quem foi ajudante.

Nessa cidade ele publicou em 1884 o Vox Populi, sobre a política da cidade (continuaria a escrever como jornalista até a sua morte). Foi eleito xerife em Ford County, Kansas, ficando no cargo até 1879.

Depois disso ele se tornou jogador, embora tenha sido ainda delegado federal em Trinidad, Colorado. Deixando o Oeste, ele foi para Nova Iorque onde se tornou deputado indicado pelo presidente Theodore Roosevelt. Ficou no cargo de 1908-1912.

Ele morreu de um ataque cardíaco em 1921, portanto, 37 anos antes da estréia da Série de TV ilustrada por Gene Barry.

A trilha sonora de Bat Masterson(Bart Corwin e Havens Wray) é um show a parte pois foi gravada por vários interpretes e se tornou muito famosa no Brasil

Ronnie Cord cantor pré jovem guarda, trouxe a música em sua versão original (inglês) em 1961, sendo que a versão para o português foi lançada por Carlos Gonzaga pouco tempo depois. Veja abaixo e ouça as duas versões:

trilhasonora

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

No final desta página no JukeBox dos anos 60, há uma versão instrumental.

Veja imagens de Bat Masterson

Veja o Guia das três Temporadas e seus 108 episódios


Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • Google Plus