Não há quem tenha vivido na década de 60, do século passado, que não se lembre de uma série de TV chamada Bat Masterson.
Bat Masterson foi uma das mais conhecidas séries de faroeste daqueles tempos, desde sua estreia em 8 de outubro de 1958. Foram três temporadas onde o ator Gene Barry interpretou o ex-homem da lei que se transformava no defensor dos oprimidos. Ao todo foram 108 episódios mostrando as aventuras do herói.
Os episódios foram produzidos pela ZIV Television Programs Inc. e distribuído pela NBC, que traziam como produtores Frank Pittman, Andy White, Frederick W.Ziv, entre outros e tinha como personagem central Bat Masterson (Gene Barry) que era elegante, cavalheiro e sempre se vestia impecavelmente de casaca, sem esquecer, de seu tradicional chapéu e sua emblemática bengala que servia para bater nos adversários que trapaceavam no jogo, exploravam os fracos ou ameaçavam as donzelas. O chapéu e a bengala eram sua marca registrada.
No Brasil esta série começou pela TV Tupi de São Paulo por volta de 1960 e depois passou a ser reprisado em outros canais de televisão.
Além da televisão Bat Masterson teve também uma série de histórias em quadrinhos publicadas (gibis) lançada em agosto de 1959, pela Dell Comics. Também um livro foi publicado baseado na série e o seriado fez muito sucesso em todo o mundo. No Brasil os gibis de Bat Masterson foram publicados entre 1962 e 1964.
A série foi ao ar pelo canal NBC de 1958 a 1961. Considerado um “almofadinha” dentro do cenário barrento do faroeste americano, Bat Masterson era “um homem que viaja para o oeste a procura de mulheres e aventuras”, e que aparecia como um galante jogador, sempre bem vestido com seu chapéu e sua inseparável bengala, que era sua arma preferida para se livrar-se dos problemas ao invés de usar seu um revólver.
Bat Masterson era um lendário viajante que defendia pessoas injustiçadas, era um jogador nato, adorava um jogo de cartas e como mencionado evitava exibir e usar armas de fogo, pois preferia resolver as situações usando inteligência e sua famosa bengal. Tinha uma elegância pois sempre usava roupas finas, chapéu e uma típica gravata sulista, e por assim ser despertava desconfiança dos outros malfeitores e pistoleiros do velho oeste.
Nomes conhecidos como Ross Martin (o Artemus Gordon de James West) e DeForest Kelley (Jornada nas Estrelas) participaram da série..
Mas Bat Masterson, não era apenas uma obra de ficção de TV, apenas personificava um verdadeiro e real Masterson
William Barclay “Bat” Masterson (26/11/1853 – 25/10/1921) foi uma figura legendária do Velho Oeste americano.
Ele era caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de Irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec, Canada.
Como pistoleiro e delegado, seu primeiro e famoso tiroteio ocorreu em Sweetwater, Texas, em 1876 quando arrumou uma confusão por causa de uma garota. Nesse mesmo ano encontrou Wyatt Earp (uma das lendas do velho oeste) em Dodge City, de quem foi ajudante.
Nessa cidade ele publicou em 1884 o Vox Populi, sobre a política da cidade (continuaria a escrever como jornalista até a sua morte). Foi eleito xerife em Ford County, Kansas, ficando no cargo até 1879.
Depois disso ele se tornou jogador, embora tenha sido ainda delegado federal em Trinidad, Colorado. Deixando o Oeste, ele foi para Nova Iorque onde se tornou deputado indicado pelo presidente Theodore Roosevelt. Ficou no cargo de 1908-1912.
A trilha sonora de Bat Masterson(Bart Corwin e Havens Wray) é um show a parte pois foi gravada por vários interpretes e se tornou muito famosa no Brasil
Ronnie Cord cantor pré jovem guarda, trouxe a música em sua versão original (inglês) em 1961, sendo que a versão para o português foi lançada por Carlos Gonzaga pouco tempo depois. Veja abaixo e ouça as duas versões:
[audio:http://www.dropbox.com/s/q1wzjaulrtjwlmk/RONNIE%20CORD%20-%20BAT%20MASTERSON.mp3?dl=1] | [audio:http://www.dropbox.com/s/atpfkz4dzwykfj5/Carlos%20Gonzaga%20-%20Bat%20Masterson.mp3?dl=1] |
No final desta página no JukeBox dos anos 60, há uma versão instrumental.
Veja o Guia das três Temporadas e seus 108 episódios
My brother suggested I woould possibly like this web
site. He was totally right. This publish actually made
my day. You cann’t believe just how much time I had spent
for this information! Thanks!
Olá Amaral.
Esse seriado não é da minha época não… kkkkkk
Nossa estou ficando velho. Mas com a memoria boa sei cantar a musica inteira dele e em Português… “ No velho Oeste ele nasceu e entre bravos se criou então seu nome se tornou Bat Masterson…..” SHOW – recordar é viver.
Abs.
Muito legal amigo.
Abraço.
Amaral,
Não perdia um. Tinha também o Zorro, Paladino do Oeste, Patrulheiros Toddy, Rim Tim Tim, Últimos do Moicanos, Flash Gordon e outros. Era uma alegria.
Paz,
Pimenta