Um 9º ato e o muro da vergonha…

A mais importante data cívica do Brasil, foi transformada em uma festa privativa, onde além de autoridades sòmente convidados e certamente apoiadores petistas puderam ter acesso.

Como ver o desfile da independência com o muro da vergonha?

Como ver o desfile da independência com o muro da vergonha?

Uma mancha na festa da Independência, que teve uma presidente acuada e com medo de se expor aos protestos legítimos de uma democracia que ela mesmo tanto fala. Este cenário desastroso só aconteceu em Brasília, por conta claro, da presença da presidente e seus colaboradores de governo. Nas outras cidades onde houveram desfiles cívico-militar a convivência com a população e manifestantes ocorreu sem restrições e se respeitando os valores da liberdade.

Brasília foi então o centro das atenções dada a repercussão desta lamentável mancha em nossa data cívica mais importante, onde uma audácia que beira a imbecilidade que foi a construção de uma cerca de metal quilométrica para segregar a população de ver o desfile cívico, certamente com o medo dos eventuais protestos que estavam planejados e que vêm ocorrendo desde 2014.

O protesto então ganhou mais amplitude por conta desta ação de isolamento, revoltando a população o que acabou por gerar uma onda de depredação do então apelidado “Muro de Brasília”, “Muro da vergonha”, que ao contrário do de Berlin, teve curta duração. Espanta o fato de as autoridades militares concordarem e permitirem que tal muro ou cerca fosse erguida para isolamento da população, sendo desta forma um fato inédito desta festa outrora sempre com a presença de todos.

Uma mancha que ficará, e como diz um certo protagonista deste estado de mazelas que nos acometeu –  “Nunca antes neste país”, uma festa cívica do povo sofreu um ato tão covarde e indecente como este segregamento.

Graças as redes sociais, (já que a mídia alienada pouco destaque deu) conseguimos registrar estes acontecimentos que só aumentam o cenário da insatisfação vigente.

A epopeia do Muro de Brasília:


Alguns momentos do desfile e protestos em Brasília e São Paulo:


Relembre os outros atos cívicos de protestos:

9ato

 

Updated: 08/09/2015 — 7:24 am

4 Comments

Add a Comment
  1. Você de uma definição soberba em apenas um palavra; Imbecilidade.
    Lamentável, triste. San

  2. Pois é Luiz,
    O desinteresse parece ter contagiado as nossas crianças pois, nenhuma delas compareceu a solenidade para entoarem o Hino Nacional Brasileiro e , ninguém prestigiou as professoras presentes .
    É por isso que as crianças e a maioria dos jovens não sabem entoar Hino nenhum, nem mesmo ao que homenageia, relembrando, a liberdade da nossa Pátria amada. Saudações.. Milton

  3. Amaral, meu caro.
    Que coisa triste pra se pensar que um governo federal tenha a insensatez e a incompetência de fazer um muro deste. Na verdade nem chamaria de muro.
    Chamaria de cerca mesmo. Coisa bem do interior, se bem que os homens do interior se fossem fazer uma cerca desta, certamente fariam melhor.
    Veja você que o pessoal derrubaram a cerca com chutes. Eu não sei o momento que eles derrubaram a cerca, mas se tivessem feito isto no momento do desfile
    A coisa iria ser campo de guerra. Lamentável.
    abraços

  4. Bom dia Amaral, a coisa tá feia. A cerca possibilitou mais divulgação da contrariedade do povo do que se ela não existisse. Eles não acertam uma.
    Paz Pimenta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *